Grupo de estudos em Filosofia se reúne para discutir 60 anos de ditadura

Seminário Autoritarismo e Liberdade acontece na quinta, 28 de março, às 19h
Por Ascom Ufal
20/03/2024 09h09

O Grupo de Estudos em Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Alagoas (GEFP/Ufal) realiza na próxima quinta-feira, 28 de março, a partir das 19h, o Seminário Autoritarismo e Liberdade, a fim de relembrar os 60 anos do início da ditadura civil-militar brasileira, que durou 21 anos. A atividade acontece de forma on-line pelo canal do GEFP no Youtube

O período, que se estendeu de 31 de março de 1964, quando o presidente João Goulart foi deposto, até 15 de março de 1985, com o término do governo do General João Figueiredo, será lembrado de forma simbólica, com a conferência do professor Newton Bignotto, Autoritarismo e Violência.

O evento, abre uma sequência de debates que se estenderá pelo período de um ano. “Assim, a partir de março de 2024 promoveremos debates mensais que ocorrerão até março de 2025. Nesse período o seminário contará com mesas compostas por pesquisadores voltados ao tema da liberdade e às temáticas relacionadas ao autoritarismo. Trata-se de retomar a história da filosofia com apresentações de reflexões baseadas em autores de diferentes momentos históricos acerca de conceitos de liberdade, autoritarismo, tirania, ditadura e totalitarismo”, explica a professora Flávia Benevenuto, do curso de Filosofia.

Ao final do seminário, pretende-se com a conferência de encerramento, marcar o fim da ditadura com uma reflexão sobre o que se costuma chamar de período de “redemocratização”, que completará 40 anos em março de 2025.

Confira a programação completa no site. Acesse a conferência de abertura aqui