Estudantes têm até dia 31 para efetuar recadastro da carteira de ônibus

Ficha deve ser solicitada pelo Sigaa e assinada pelas respectivas coordenações dos cursos, saiba detalhes
Por Deriky Pereira - jornalista
15/03/2024 13h51 - Atualizado em 15/03/2024 às 20h01

Estudantes do Campus A.C. Simões, em Maceió, devem ficar atentos: o prazo para recadastro dos cartões (Vamu ou Bem Legal) que utilizam nos ônibus segue até o dia 31 deste mês. As fichas devem ser solicitadas por meio Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) na aba “outros” e a solicitação será acessada pelo sistema de mobilidade da capital que tem até cinco dias úteis para emitir o documento que pode ser retirado aqui.

Além da ficha, que deve ser assinada e devidamente carimbada pelas coordenações dos cursos, os estudantes também vão precisar do cartão escolar, RG e CPF (sendo originais e cópias) e um comprovante de residência com CEP, também com original e cópia com, no máximo, três meses de emissão. O valor da taxa do recadastro é de R$ 8,00, mas o sistema de mobilidade da capital reforça que será preciso realizar a atualização da biometria facial.

Com isso, os estudantes devem comparecer a um dos pontos disponíveis para recadastro, de segunda a sexta. São eles: sede do Vamu Mobilidade (Rua Buarque de Macedo, nº 549, Centro), das 7h às 17h; e nos terminais do Benedito Bentes, das 7h às 16h; no Colina dos Eucaliptos, das 5h às 16h; de Cruz das Almas, das 5h30 às 16h; do Trapiche, das 5h30 às 16h; do Salvador Lyra, das 5h30 às 16h e no terminal do Graciliano Ramos, das 5h30 às 16h.

Cabe reforçar ainda que o prazo para recadastramento do cartão segue até o dia 31, sem o pagamento de multa. Após essa data, uma taxa de 8 reais será cobrada como multa para cada mês de atraso. E mais: aqueles estudantes que não realizaram o recadastro antes do último dia 29 de fevereiro, ficam impedidos de efetuar a compra de créditos na modalidade Escolar para uso, caso necessário, ficando disponível apenas a categoria Cidadão.

Novidade

Este ano, o processo também poderá ser feito por meio do aplicativo Vamu Escolar, disponível para iOS e Android. Nele, os estudantes também terão acesso ao link de recadastro, poderão enviar os documentos necessários e o pagamento será feito via PIX. Além disso, o Passe Livre Estudantil também é renovado automaticamente para quem já o possui.

Saiba mais detalhes da novidade aqui.

Informações adicionais

A solicitação da ficha de recadastro também pode ser feita pelo próprio aluno via Sigaa e, a partir daí, será acessada pelo sistema de mobilidade da capital. Após efetuar sua solicitação, passados os 5 dias úteis, se a sua ficha não estiver disponível aqui, a recomendação é entrar em contato com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para informar o ocorrido.

Além disso, o sistema de mobilidade da capital reforça ainda que o Passe Livre Estudantil daqueles que não efetuarem o recadastro dos cartões será bloqueado. A estimativa é de que, esse ano, 60 mil alunos precisem efetuar o cadastro ou recadastro. “O número tem como base os dados do ano passado, e desse total, somente 13.816 alunos já realizaram um dos dois procedimentos”, alertou Ramon Moura, gerente comercial do sistema de mobilidade.

Veja outras informações neste link.