Estudantes realizam extensão em comunidade quilombola do sertão

Ação foi coordenada pela professora Daniela Anunciação (IQB) e o relatório da atividade foi divulgado essa semana
Por Lenilda Luna - jornalista
08/03/2024 14h40 - Atualizado em 13/03/2024 às 15h25
Durante o projeto os estudantes puderam aprender sobre as práticas agrícolas sustentáveis adotadas pelo quilombo

A extensão é uma importante ferramenta de formação que faz parte do tripé da Universidade, ao lado do ensino e da pesquisa. A professora Daniela Anunciação, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), é uma das docentes que se dedica às atividades que aproximam o conhecimento acadêmico da realidade social, de forma interdisciplinar e em contato com os saberes tradicionais das comunidades.

Foi com essa perspectiva que ela propôs aos estudantes uma atividade realizada na Comunidade Quilombola Cajá dos Negros, no município de Batalha, sertão de Alagoas, que contou também com a participação do professor João Araújo, diretor da Faculdade de Nutrição. A ação foi realizada durante os dias 20 e 21 de janeiro deste ano, e nessa semana, os estudantes publicaram o relatório com as impressões e aprendizados.

No relatório o grupo ressalta que “estudantes e professores se reuniram nesse ambiente rico em tradições e memórias para participar de uma série de atividades enriquecedoras. Desde rodas de conversa com a comunidade a realização de oficinas com as crianças, cada momento foi uma oportunidade de troca de conhecimento e experiências”.

O relatório destaca ainda o objetivo central da extensão, que é a troca de saberes. “Os participantes puderam aprender sobre as práticas agrícolas sustentáveis adotadas pelo quilombo [...]. A interação com os moradores locais proporcionou uma compreensão mais profunda sobre os valores e lutas do povo quilombola. Além disso, a atividade de extensão curricular serviu como uma plataforma para fortalecer os laços entre a academia e a comunidade, incentivando o diálogo intercultural e a colaboração mútua”, relatam os estudantes.

O grupo é formado pelos estudantes: Anna Paula de Lima Araújo; Joyce Souza Nascimento; Pedro Lucas Bastos Serra Silva; Matheus Oliveira de Novaes; Matheus Henrique da Conceição; Karol Sthefanny Matos Tenorio Lins; Stefany Emmanuela Messias Cruz Silva; Bruna Roberto dos Santos; Isadora Rebeca Alves da Silva Santos; Islaine Elí Lima Gomes; e Marcos Felipe Miranda Ferreira.

Saiba mais

Em abril de 2021, foi aprovada uma instrução normativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que tornou a Extensão um componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Ufal. As Atividades Curriculares de Extensão (ACE) passaram a ser desenvolvidas com mais intensidade, obedecendo aos requisitos definidos na normativa.