Estudantes do Pibid Ciências apresentam trabalhos desenvolvidos nas escolas

Recursos como jogos, maquetes e roteiros foram utilizados nos cenários de prática para melhoria do ensino
Por Manuella Soares - jornalista
21/03/2024 14h22

A culminância do trabalho realizado por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Ufal aconteceu durante a 1ª Jornada Pibid Ciências, no último dia 12 de março, no Campus A.C. Simões. As atividades apresentadas foram desenvolvidas por 23 estudantes bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, sob a supervisão de três professores, nas escolas estaduais Edmilson Vasconcelos Pontes e Teotônio Vilela, e na Escola Municipal Padre Pinho.

A Jornada Pibid Ciências foi promovida com apoio de docentes e coordenada pelo professor Aleilson da Silva Rodrigues. Ele avaliou o evento como uma oportunidade para a comunidade acadêmica do ICBS conhecer e interagir com produções e experiências dos estudantes.

“Foi um momento de integrar, de reiterar que formamos professores de Biologia que pensam sobre as diversas nuances da Biologia e de Ciências, refletindo sobre essas áreas na formação de estudantes da Educação Básica. Conversamos com a comunidade do ICBS sobre atividades práticas, produção de material, sobre estrutura das escolas e projetamos olhares no coletivo sobre nossa própria formação”, comentou.

O subprojeto Ciências é um dos 18 do programa na Ufal e tem como foco o aperfeiçoamento da formação de professores de Ciências e Biologia e a melhoria do ensino desses componentes na Educação Básica.

Os trabalhos socializados contemplaram jogos, maquetes, experimentos, roteiros de atividades, textos escritos e outros recursos didáticos, construídos na articulação entre universidade e escola.

De acordo com o professor Aleilson a Jornada Pibid Ciências precisa ocorrer periodicamente “para que a troca de experiências seja parte integrante do cotidiano no ICBS, para que sejamos conformadores, com formação mútua, ancorada na realidade e nas possibilidades de melhoria dessa realidade”.