Estudantes de Física de Arapiraca publicam artigo em importante revista científica

A pesquisa é sobre a aplicação de laser aleatório na abordagem de aprendizado de máquina
Por Lenilda Luna - jornalista
15/03/2024 17h12 - Atualizado em 15/03/2024 às 17h13
Emanuel Pinheiro Santos

As pesquisas realizadas no Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão alinhadas com as investigações científicas ou acadêmicas que estão na vanguarda do conhecimento. Um indicativo importante é a publicação de artigos em renomadas revistas científicas internacionais.

É o caso de um grupo de estudantes que acaba de ter um artigo aceito para  publicação na Brazilian Journal of Physics que é uma revista  de caráter internacional publicada pela editora Springer. O artigo é intitulado: Investigation of Random Laser in the Machine Learning Approach.

O grupo é formado pelos egressos do curso licenciatura em Física do Campus Arapiraca: Emanuel Pinheiro Santos, que atualmente faz doutorado em Física na UFPE; além de Rodrigo Ferreira da Silva, Célio Vinícius T. Maciel, Daniel F. Luz e  Pedro F. A. Silva; estes quatro estão no mestrado em Física da Ufal.

O fator de impacto da revista onde os estudantes publicaram o artigo é de 1.6. Essa  métrica é usada para avaliar a importância relativa de uma revista científica em um campo acadêmico. Segundo os estudantes, o fator de impacto da Brazilian Journal of Physics é comparável ao de revistas mais específicas na área  tais como Laser Physics Letters, Journal of the Optical Society of America B e Applied Optics.

O trabalho construído por eles, assim como os resultados e revisões, foram feitos de forma independente, ou seja, foi um trabalho paralelo a suas pesquisas e formações no âmbito acadêmico. A inverstgação traz resultados sobre os chamados "lasers aleatórios" na perspectiva de uma  abordagem moderna usando algoritmos de Machine Learning.

Os pesquisadores explicam que os lasers aleatórios não precisam de cavidade óptica, como é o caso de um laser convencional. “Uma característica fundamental dos lasers aleatórios é que sua emissão ocorre de forma randômica para todas as direções e por causa desses aspectos é que esses sistemas vêm sendo fortemente explorados no domínio da física estatística de sistemas complexos”, ressalta o grupo.

No artigo, os estudantes investigaram as emissões dos lasers aleatórios  utilizando o ferramental do aprendizado de máquina (machine learning) e mostraram  que essa abordagem é promissora para detectar e prever comportamentos das  emissões bem como verificar o limiar de operação desses lasers, buscando a emissão e aplicação da luz laser de forma coerente e útil.

Agradecimentos

Embora esse trabalho tenha sido construído de forma independente, os autores  agradecem o grande apoio do professor André de Lima Moura, do Instituto de Física da Ufal. “Somos gratos por  todo incentivo e aprendizado que possibilitaram a realização deste trabalho. Embora  André Moura não tenha orientado esse trabalho diretamente, ele atualmente orienta três dos autores de forma extremamente dedicada e inspiradora”, ressaltam os estudantes.

Os estudantes também possuem outros artigos publicados com o professor André Moura, envolvendo temas da  óptica como caracterização de materiais, termometria óptica, espectrometria e óptica não linear.. Eles consideram que publicar junto com professores experientes contribui no processo de ensino, aprendizagem e pesquisa.

O grupo considera que a publicação é um passo importante para a independência acadêmica e para a consolidação do currículo. “Aos poucos adquirimos essa  habilidade de pesquisa e escrita, a partir de orientações desde a iniciação científica.  Em especial dedicamos a motivação principalmente a conversas e orientações com os professores André Moura (IF) e Samuel  Albuquerque (Ufal Arapiraca), bem como todos os demais professores que  fizeram e fazem parte da nossa formação”, concluem.

Acesse aqui o artigo publicado.