Faculdade de Administração comemora sucesso de seus egressos nas pós-graduações

O mais recente é Duarte Dias, natural da Guiné-Bissau, que foi aprovado no mestrado da UFSM
Por Lenilda Luna - jornalista
05/03/2024 11h04 - Atualizado em 05/03/2024 às 11h06
Professor Rodrigo Guimarães, orientador e o estudante Duarte Dias

No perfil da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está registrada a comemoração da conquista acadêmica de um egresso. O estudante de Administração, Duarte Dias Fernandes Junior, natural da Guiné-Bissau, foi aprovado no mestrado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Duarte fala, em seu depoimento, sobre a experiência enriquecedora e as oportunidades que teve na Ufal. “Tive o privilégio de integrar a equipe da Empresa Júnior (JRS), onde atuei como consultor de projetos. Essa experiência proporcionou-me um contato direto com desafios reais do mundo empresarial, permitindo-me aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula de maneira prática e dinâmica”, relata Duarte.

Ele fala ainda da importância de participar de projetos de Extensão, que proporcionam a relação do aprendizado teórico com o serviço à sociedade. “Participei ativamente de três projetos de extensão, contribuindo para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. Esses projetos me permitiram desenvolver habilidades de trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, além de fortalecer meu compromisso com o desenvolvimento social e econômico”, ressalta o estudante.

A aprovação no mestrado da UFSM é um passo fundamental nos projetos do egresso. “Essa oportunidade representa um novo capítulo em minha trajetória acadêmica e profissional, onde buscarei aprimorar meus conhecimentos e contribuir de forma significativa para a pesquisa e o avanço do campo da Administração”, planeja o estudante.

O apoio do professor

Rodrigo Guimarães, professor de Administração da Feac e orientador de Duarte, comemora as conquistas do estudante e avalia como fundamental esse incentivo para desenvolver pesquisas e se dedicar à produção de conhecimento. Ele conta que no período em que estava na graduação, foi depois de assistir a um seminário de um grupo de pesquisa que enxergou novas possibilidades no curso. “Depois disso, procurei o grupo e me engajei num projeto de pesquisa de iniciação científica e, em seguida, cursar o mestrado se tornou para mim o caminho natural”, conta o professor.

Com essa trajetória, ao ingressar na Ufal, como docente, em 2009, Rodrigo se empenhou em incentivar estudantes a se dedicarem à pesquisa. “Lembrei da minha experiência e assim, junto com os outros colegas da Feac, temos buscado realizar ações para incentivar sistematicamente nossos estudantes a procurar os professores para desenvolver projetos de pesquisa e de extensão com o propósito de ampliar a formação acadêmica e crítica, assim como se engajarem em problemas da nossa realidade”, relata Rodrigo.

O professor destaca com orgulho os quatro estudantes que orientou em Trabalhos de Conclusão de Curso ou Projetos de Iniciação Científica que ingressaram em cursos de mestrado. Foram eles: José Edemir da Silva Anjo, que fez mestrado na UFES e doutorado na UFLA e teve recentemente uma bolsa de pós-doutorado aprovada na UFES; Elayne Victória Vieira Chagas de Lima, que está no mestrado na Universidade Federal de Uberlândia; Janaína Elayne de Lima Gomes, que iniciou neste ano o mestrado na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; e mais recentemente Duarte Dias.

O professor ressalta o tripé que sustenta a Universidade: Ensino, pesquisa e extensão. “Aqui é um espaço de produção de conhecimento científico e de novos caminhos e possibilidades. As mudanças na vida de cada um desses estudantes não é mérito individual deles ou nosso enquanto docentes, mas é fruto do esforço coletivo para despertar nesses jovens o espírito de que a universidade pública é mais do que o espaço da sala de aula e que sua missão é transformar as vidas e o mundo pelo conhecimento”, conclui Rodrigo.