Ufal abre inscrições para curso de extensão sobre dança Flamenca

Ação acontece entre os meses de março e maio no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Por Deriky Pereira – jornalista
26/02/2024 14h25

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas as inscrições para o curso Flamenco, uma poética Gitana em solo alagoano. Realizada pelos cursos de licenciatura em Dança e Teatro, a ação acontece de 1º de março até 31 de maio na Sala de Corpo 01 que fica no prédio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió. Clique aqui e veja como se inscrever.

O curso contará com aulas semanais, sempre às sextas, das 14h às 16h, e tem como objetivos utilizar a dança flamenca como uma ferramenta auxiliar para evidenciar o feminismo, fortalecer a arte da dança como um veículo de educação e mais: apresentar o potencial artístico que a arte do flamenco possui com a produção de gestos somáticos, políticos e estéticos para expor questões de gênero, classe e raça na sociedade.

“Um corpo flamenco está repleto de gestuais estéticos, políticos e somáticos bem evidentes, podendo ser utilizado dessa forma como uma potência para, através do movimento no corpo mesmo que de forma subjetiva, expor temáticas que fazem refletir sobre inquietações humanas e até comunicar inconsistência e incongruências sociais, como, por exemplo, o Feminismo e suas reivindicações”, diz um trecho da apresentação do projeto.

O curso é liberado para aqueles que têm acima de 15 anos de idade e os organizadores da ação destacam ainda que, no ato da inscrição, que é gratuita, será preciso responder algumas questões, tais como o motivo que o leva a participar deste curso de extensão, se já fez alguma aula de Flamenco ou ainda se tem interesse em participar de algum espetáculo. Ao final do curso os participantes terão direito a certificado de extensão.

Além do Ichca, o curso tem apoio do Centro Acadêmico de Dança (Cadan) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Veja outras informações por meio do telefone: (82) 99661-8497.