Ufal abre vagas para Programa de Apoio a Agendas Temáticas

Candidatos podem se inscrever até a quarta-feira (12); bolsa terá vigência de dez meses
Por Deriky Pereira – jornalista
09/02/2024 13h48 - Atualizado em 15/02/2024 às 10h57

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Apoio a Agendas Temáticas em Atividades de Extensão (Pro-Agendas), que visa o fomento e o apoio às ações estratégicas extensionistas desenvolvidas por docentes, técnicos e estudantes da Ufal. São 41 vagas e os interessados podem se inscrever por e-mail até a próxima quarta (12).

Para participar deste processo seletivo, os estudantes precisam estar regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da Universidade e ter disponibilidade de até 12 horas semanais nos turnos matutino, vespertino e noturno conforme os locais de atuação de cada projeto de extensão listado no edital disponível em anexo no final desta página. O total de vagas disponíveis e os respectivos projetos pode ser visto no item 3 do mesmo certame.

No ato da inscrição, os candidatos devem enviar os documentos obrigatórios: frente e verso de um documento oficial com foto atual; comprovante de matrícula e de vínculo com a Ufal – ambos atualizados – e o histórico escolar analítico com coeficiente atualizado de disciplinas cursadas. Tudo deve ser encaminhado com o formulário de inscrição disponível nos anexos do edital para o e-mail oficial do Programa: proagendas2023@gmail.com.

Informações adicionais

A seleção dos estudantes para o edital Pro-Agendas contará com duas etapas: o envio dos documentos citados acima, com caráter classificatório e eliminatório e uma entrevista, esta de caráter classificatório. A confirmação da data e do local do horário para esta segunda etapa serão enviadas previamente por e-mail pelos respectivos coordenadores dos projetos àqueles candidatos que forem aprovados na primeira.

Os classificados receberão uma bolsa no valor de R$ 700 e esta terá vigência de dez meses podendo ser prorrogada se houver disponibilidade orçamentária. Ao final de cada projeto, os estudantes deverão elaborar e publicar um produto de extensão relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do projeto a que estiver vinculado na revista eletrônica de Extensão da Proexc. Detalhes sobre os tipos e formatos desses produtos extensionistas podem ser vistos nos itens 1.16 e 1.17 do edital disponível aqui.

O resultado final deve ser publicado em 28 de fevereiro e o início das atividades está previsto para o dia 4 de março. Cumpridos os cronogramas dos projetos, docentes, técnicos, estudantes bolsistas, estudantes de graduação e participantes externos terão direito a um certificado de participação, desde que tenham cumprido, no mínimo, 75% da carga horária destinada às atividades previstas no cronograma do projeto, demonstradas no relatório final.
Veja detalhes sobre o processo seletivo no edital em anexo. Você também pode escrever para o e-mail oficial do Programa: proagendas2023@gmail.com.