Serviço Social recebe Osvaldo Coggiola da USP em aula magna

O tema é a crise econômica na Argentina e suas consequências econômicas, sociais e políticas para a América Latina
Por Lenilda Luna - jornalista
27/02/2024 14h30

Nos dia 6 a 8 de março, a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (FSSO/Ufal) recebe a visita do professor Osvaldo Coggiola, doutor em História Comparada das Sociedades Contemporâneas pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e professor titular da Universidade de São Paulo (USP) na área de História Contemporânea.

O professor foi convidado para ministrar a aula magna e o seminário Crise Capitalista, Guerras e os Limites das Políticas Sociais, na FSSO. A aula magna, que tratará da crise econômica na Argentina e suas consequências econômicas, sociais e políticas para a América Latina, acontece no dia 6 de março, às 14h, na Faculdade de Serviço Social. Nesse dia, haverá o lançamento de dois livros organizados pelo professor.

Nos dias 7 e 8 de março, ocorre em paralelo o Seminário Crise Capitalista, Guerras e os Limites das Políticas Sociais do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Ufal, organizado pelo grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, também com a exposição do professor Osvaldo Coggiola, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). Inscrição pelo link.

A primeira mesa do Seminário será no dia 7 de março, das 10h às 12h, sobre o tema do livro: Guerra da Ucrânia e a Crise Capitalista. Em seguida, das 14h às 16h, a mesa trata da Guerra de Israel - Palestina e a Crise Mundial. O seminário tem continuidade no dia 8 de março, a partir das 8h, no auditório da Feac.

A aula magna e o seminário são organizados pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social, pelo grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, grupo de pesquisa Estado, Direito e Capitalismo Dependente, e tem os apoios da Faculdade de Serviço Social, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e do Centro Acadêmico de Serviço Social.

Livros

Dentre os livros a serem lançandos pelo professor Coggiola na Ufal, o primeiro aborda a crise capitalista e da guerra da Ucrânia e contém artigo do professor José Menezes Gomes, da Ufal, além de Francesco Schettino (Itália), Daniel Gaido (Argentina) e José Alexandre Hage. “O livro trata da ocorrência da Guerra da Ucrânia, o processo de expansão da União Europeia pelo Leste Europeu e sua incorporação à OTAN, além do conflito entre os Estados Unidos e a China, e o crescente aumento dos gastos militares, enquanto se aprofunda a austeridade fiscal e o ataque aos direitos sociais”, informa Menezes.

Já o segundo livro trata do conflito Israel - Palestina e a crise mundial. A obra conta com os artigos dos autores Arlene Clemesha, Daniel Gaido, Darryl Li, Edgar Azevedo, Eduardo Galeano, Fernando Sarti Ferreira, Francesco Schettino, Ilan Pappé, Lincoln Secco, Luiz Bernardo Pericás, Majd Kayyal, Michael Roberts, Noura Erakat, Orly Noy, Peter Oborne, Reginaldo Nasser Salem Nasser, Suleiman Mourad. Na coletânea, o conflito é abordado a partir de todos os elementos históricos, geopolíticos, econômicos, sociais e culturais.