Estudantes apresentam protótipos de jogos para ensino da Sociologia

Pesquisadores, professores e entusiastas de jogos de tabuleiro avaliaram os modelos
Por Izadora Garcia - relações públicas
07/02/2024 17h11 - Atualizado em 15/02/2024 às 13h27
24 alunos passaram os últimos 15 meses trabalhando no desenvolvimento das peças

Na última semana, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Sociologia participaram da 1ª Mostra de Protótipos de Jogos de Tabuleiro e Ensino de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Durante o evento, foram apresentados quatro boardgames criados pelos alunos com o objetivo de facilitar o ensino de sociologia nas escolas.

A ideia é fomentar práticas de ensino mais inclusivas e dinâmicas, além de preparar os estudantes da licenciatura para uma atuação que não esteja restrita às salas de aula, como a consultoria na criação de materiais didáticos. De acordo com Amaro Braga, coordenador do Pibid de Sociologia e vice-diretor do ICS, o uso de jogos de tabuleiro promove uma aprendizagem mais lúdica e agradável dos conteúdos.

“Desde 2012, eu venho fazendo alguns cursos de extensão e atividades de ensino voltadas a jogos de tabuleiro. Compreendemos que estratégias de ensino que envolvam a ludicidade e a gameficação dos conteúdos são importantes para o ensino não apenas da Sociologia, mas também de outras disciplinas”, explicou.

No total, 24 alunos passaram os últimos 15 meses trabalhando no desenvolvimento das peças. As atividades iniciais consistiram em conhecer o funcionamento de diversos jogos de tabuleiro para que os estudantes tivessem domínio sobre diferentes mecânicas e pudessem se inspirar para suas criações. Eles foram divididos em três escolas diferentes: Escola Estadual Ozória de Moura Lima, Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva e Instituto Federal de Alagoas — Campus Marechal Deodoro e produziram seis protótipos, dois para cada instituição.

Durante o evento, os alunos apresentaram as regras dos jogos e fizeram demonstrações de rodadas teste para os avaliadores. A atividade contou com a participação de pesquisadores, professores do ensino básico e de entusiastas dos jogos de tabuleiro como hobby. Os protótipos são produtos elaborados para a fase de teste e ainda passarão por ajustes finais. “Com o retorno dado pelos avaliadores e após a aplicação nas salas de aula para ver o que funciona ou não, poderemos dar andamento a uma versão mais finalizada que poderá ser utilizada como material de apoio nas escolas participantes”, explicou Amaro.

“Eu gostaria de parabenizar os estudantes, avaliadores, professores, supervisores e o coordenador envolvidos nesse processo. Nos últimos anos, temos tentado, de alguma maneira, ampliar os horizontes da formação dos estudantes da licenciatura e contribuir melhor para que eles cheguem na sala de aula mais bem preparados e o Pibid é uma grande possibilidade de vocês melhorarem a formação e de se tornarem profissionais competitivos para atuar na educação pública ou privada”, afirmou a diretora do ICS, Luciana Santana.

Conheça os jogos

Memória Sociológica — Diferentes conceitos da Sociologia devem ser corretamente associados a imagens que estão dispostas em cartas.
Desvendando os Mistérios da Sociologia — Utilizando um tabuleiro parecido ao clássico jogo de Ludo, as equipes deverão mover os peões até a casa final com o auxílio de dados, mas para andar é necessário acertas as perguntas realizadas pelo mediador.

Eleitos: Um jogo político — Os jogadores representarão partidos políticos que deverão tomar decisões para mediar os eventos que acontecem a cada rodada, com o objetivo de manter a reputação alta perante a diferentes eleitorados.

Trilha Sociológica — Utilizando um dado com faces contendo apenas os números 1, 2 e 3, os jogadores precisarão chegar ao final da fila, enfrentando desafios de perguntas e respostas.