Maceió vai sediar congresso internacional sobre interação materno-fetal e placenta

É a primeira vez que este evento acontece no Nordeste e vai reunir pesquisadores, clínicos e estudantes de todo o mundo
Por Lenilda Luna - jornalista
02/02/2024 15h35
10º Slimp será realizado de 27 a 29 de maio

10º Slimp será realizado de 27 a 29 de maio

O professor Alexandre Urban Borbely, professor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e representante brasileiro da Sociedad Latino Americana de Interaciones Materno-Fetales y Placenta (Slimp), está coordenando a realização de um importante congresso internacional que será sediado no nordeste brasileiro pela primeira vez. 

Trata-se do 10º Encontro da Sociedade Latino-Americana de Interação Materno-Fetal e Placenta (Slimp), que será realizado de 27 a 29 de maio, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió (AL). “Este evento é significativo por ser o primeiro Slimp realizado presencialmente desde a pandemia do covid-19, celebrando dez anos do encontro e sendo a terceira vez que é realizado no Brasil e a primeira no nordeste”, destaca o professor. 

As inscrições estão abertas e o professor convoca clínicos, pesquisadores e estudantes a aproveitarem esta oportunidade. “Teremos conferencistas e participantes de todo o mundo para compartilhar conhecimentos relevantes, com foco na redução da morbimortalidade materna e neonatal”, convida o professor. 

Alexandre reforça a temática fundamental e inovadora do congresso. “Esse evento está ocorrendo em parceria com a Associação Alagoana de Nutrição (Alnut). Convidamos profissionais da saúde a entrarem em contato com o que se tem de mais novo na área de pesquisa em gestação e doenças gestacionais, como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, acretismo, desordens nutricionais e exposição a contaminantes ambientais”, detalha ele. 

O Congresso da Sociedade Latinoamericana de Interação Materno-fetal e Placenta é o maior evento de pesquisa básica, clínica e translacional da América Latina e ocorre bianualmente desde 2004. “É uma oportunidade ímpar para participar de um congresso inteiramente em língua inglesa, com maioria de público internacional, algo raro de ocorrer em Alagoas”, ressalta Alexandre Urban. 

Placenta para sempre 

O tema do congresso é Placenta: para sempre em nossas vidas. Os pesquisadores enfatizam a importância de organizar a instalação da coleta, processamento e armazenamento de  placentas para uso em pesquisa médica ou terapia regenerativa. “Essas informações podem salvar a vida da gestante e do recém-nascido, além de programar a vida desse recém-nascido para doenças crônicas da vida adulta”, informa o professor Alexandre Urban. 

Alexandre alerta que as ocorrências da gestação repercutem na vida adulta. “Isso é muito novo e os profissionais de Saúde não podem deixar de se atualizar.  Esperamos atrair pesquisadores, clínicos e estudantes de todo o mundo, contemplando países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Países Baixos, Inglaterra e Alemanha”, relaciona o professor. 

Com este público de vários países, o professor ressalta os impactos do congresso para a economia alagoana. “O evento vai contribuir para o turismo e para a visibilidade internacional do nosso Estado. Por isso, essa também é uma excelente oportunidade para expositores e patrocinadores locais que queiram colaborar com a gente, internacionalizando suas marcas e produtos”, convida o professor. 

 Mais informações no site do evento ou no endereço eletrônico: slimp2024@gmail.com .