Instituto de Psicologia realiza evento para discutir racismo e inclusão

Diásporas na formação acontece de 26 de fevereiro a 1º de março
Por Jacqueline Freire – jornalista
16/02/2024 14h17 - Atualizado em 16/02/2024 às 14h17

A partir do dia 26 de fevereiro, seguindo até o próximo dia 1º de março, acontece no auditório da Reitoria e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (IP/Ufal), mais uma edição do Diásporas na Formação, um evento que pretende discutir o fim do pensamento colonial e a construção de um ambiente inclusivo e consciente.

Além de docentes, estudantes e técnicos do IP, toda a comunidade é convidada a participar. O Diásporas deste ano tem como tema central "Falando no centro, descolonizando o conhecimento: Epistemologias negras e indígenas em foco". A programação acontece sempre das 8h às 12h e contará com oficinas, mesas e minicursos. As mesas irão ocorrer no auditório da Reitoria e as oficinas/minicursos no bloco 18.

O evento vai discutir questões étnico-raciais dentro e fora da universidade com visão plural, política e cultural. Organizado anualmente pelo Centro Acadêmico de Psicologia, PET Psicologia, Coletivo Pretes Psi e Centro Acadêmico Rosa Luxemburgo, o Diásporas na Formação surgiu a partir da Carta Compromisso do IP, https://ufal.br/estudante/noticias/2020/10/instituto-de-psicologia-aprova-carta-compromisso-com-acoes-antirracistas com a ideia de construir a luta antirracista dentro da universidade trazendo temáticas acerca do assuntos para serem debatidos.

Mais informações no perfil @diasporasnf.