Grupo de estudos oferece curso de introdução ao Marxismo

O curso será coordenado pelo professor Aruã Lima e ministrado pelo jornalista Rafael Freire
Por Lenilda Luna - jornalista
27/02/2024 14h44 - Atualizado em 01/03/2024 às 14h20

Um grupo de estudos formado por docentes, técnicos e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está oferecendo um curso de Introdução ao Marxismo, nos dias 6 e 7 de março, no Campus A.C. Simões, em dois turnos: matutino (9h), no bloco novo do COS, e noturno (19h), na Faculdade de Nutrição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

O Curso de Introdução ao Marxismo está registrado como atividade de Extensão no Sigaa e vai oferecer certificado de 10 horas. A coordenação é do professor Aruã Lima e as aulas serão ministradas pelo jornalista e editor do jornal A Verdade, Rafael Freire.

Serão apresentados os aspectos fundamentais da teoria formulada por Karl Marx e Friedrich Engels, incentivando, inclusive, a leitura dos textos destes teóricos, filósofos e ativistas, que contribuíram decisivamente na organização da classe trabalhadora da Europa no século 19.

Os livros que servirão de base para as aulas são: Manifesto do Partido Comunista, publicado em 21 de fevereiro de 1848, e Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, publicado em 1880. As duas obras são consideradas básicas para quem quer entender os princípios do socialismo.

“O curso de introdução ao marxismo busca contribuir para a formação de agentes de transformação social, incentivando a reflexão crítica sobre a realidade e o engajamento em práticas que visem a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacam os organizadores.

Aruã Lima é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor da Ufal e pesquisador da história das esquerdas e do comunismo internacional. Rafael Freire é jornalista formado pela UFPB, foi presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e é membro da redação do jornal A Verdade há 17 anos, sendo o atual editor responsável.

Mais informações com Lili Anjos pelo telefone (82) 99667-1811