Estudantes promovem 21º Torneio de Xadrez no Campus A.C. Simões

Ação será realizada no dia 18 de fevereiro no Complexo Esportivo da Ufal, saiba detalhes
Por Deriky Pereira – jornalista
08/02/2024 16h47 - Atualizado em 08/02/2024 às 17h34

Atenção, jogadores! A temporada 2024 dos campeonatos de Xadrez está pronta para começar. Estudantes da Universidade Federal de Alagoas promovem, no próximo dia 18, a 21ª edição do Torneio de Xadrez. A ação, de iniciativa do Clube de Xadrez da Ufal, será realizada das 13h30 às 16h45 no Complexo Esportivo do Campus A.C. Simões, em Maceió, e as inscrições custam R$ 15,00 com pagamento feito via PIX por meio desta chave e confirmação do nome via direct no perfil @cxufal no Instagram.

O campeonato é fechado e integra outros cinco que serão realizados em 2024, mas está liberada a participação de estudantes de quaisquer cursos da Ufal e de outras instituições de ensino superior. “O pagamento da inscrição pode ser feito no local do torneio também. Informe com antecedência seu nome para ser adicionado na lista do campeonato”, explica Davi Matheus, um dos organizadores do Torneio de Xadrez.

A disputa terá início às 13h30 e seguirá com mais sete rodadas, cujos horários detalhados e tempo de duração podem se vistos aqui. Ao final, às 16h45, acontecerá a premiação: serão distribuídas medalhas aos seis primeiros colocados, uma medalha de destaque feminino e valores em dinheiro àqueles que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares. Em caso de empate, critérios como confronto direto e pontuação dos adversários, por exemplo, serão levados em consideração e os detalhes do regulamento você confere aqui.

Sobre o Clube de Xadrez

Tudo começou em abril de 2018, literalmente, como uma brincadeira. Naquela época, um grupo de amigos do Instituto de Matemática (IM) começaram a jogar, usando o Xadrez como passatempo. Mas o que era apenas uma promoção do jogo no bloco foi se tornando cada vez mais frequente. “A brincadeira cresceu e, ao longo dos mais de 20 campeonatos presenciais, muitas amizades surgiram e se fortaleceram”, complementa Davi, um dos fundadores.

Ainda segundo ele, no início os torneios eram exclusivos do Instituto de Matemática, mas, aos poucos, a ação foi se popularizando e contando com a participação de estudantes de vários cursos. “Desde sua fundação, foram realizados vinte campeonatos fechados aos alunos além de outros quatro campeonatos abertos a comunidade alagoana”, explica o jogador.

E os resultados são bastante satisfatórios! “Ano passado, o pódio do Jubs Atléticas [Jogos Universitários Brasileiros] e do JUFs [Jogos das Universidades Federais] foram dominados pela Ufal na modalidade Xadrez. Além disso, as equipes da Xadrez da Ufal conquistaram as primeiras colocações nos campeonatos alagoanos em equipes sendo 4° lugar em 2020 e 2021, 2° lugar em 2022 e 3° lugar em 2023”, celebra Davi Matheus.

Quer aprender Xadrez? A hora chegou!

E para quem não domina muito bem a arte do Xadrez, ele alerta: existem monitorias para acompanhamento e orientação aos interessados. As monitorias ou oficinas são ideais aos iniciantes para aprender a jogar xadrez do zero e também ao mais experientes ter a oportunidade de praticar partidas amistosas contras seus colegas. Elas estão abertas aos estudantes da Ufal que devem confirmar participação pelo direct no perfil @cxufal ou pelo WhatsApp por meio deste contato”, reforça Davi Matheus.

As ações de monitoria ocorrem no Complexo Esportivo da Ufal às terças, das 15h30 às 16h30, com Lucas Espíndola, do 2º período de Arquitetura e Urbanismo; quartas das 15h30 às 16h30, com Gabriel Ribeiro, do 4º período de Enfermagem; na quinta-feira, entre 17h30 e 18h30, com o graduando João Vitor, do 8º período de Direito e na sexta, das 13h30 às 14h30, com Emy Oliveira, para o grupo de xadrez feminino. Também às quartas, mas das 19h às 20h, o estudante André Luiz oferta monitoria na Biblioteca Central.

“O monitor ficará responsável pela sala de xadrez durante o horário combinado pelo mesmo e terá autonomia para ensinar o esporte para algum novato, organizar partidas amistosas, treinar e estudar partidas de xadrez, etc. A sala, no Complexo Esportivo, conta com ar-condicionado, um quadro magnético de xadrez, mesas, cadeiras, peças, tabuleiros e relógios”, explica Davi Matheus, ao complementar que, inicialmente, esta ação é exclusiva para estudantes da Ufal.

Veja detalhes sobre as monitorias aqui. E acompanhe o perfil @cxufal no Instagram para saber detalhes dos torneios e outras ações do Clube de Xadrez da Ufal.