Estudantes de Ciências Biológicas participam de curso de verão na USP e UFG

Além da participação no curso, grande ampliador de horizontes para o grupo, alguns deles tiveram oportunidade de estágio durante o intercâmbio
Por Jacqueline Freire - jornalista
22/02/2024 14h14
Max (ao centro de camisa branca) e Isabelle (ao lado de Max, vestido de listras azul e branco) na USP com outros colegas (Fotos: Arquivo pessoal)

Cinco estudantes do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/Ufal) foram selecionados para participar de três cursos de verão na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de Goiás (UFG). Segundo eles, o prestígio científico das Iniciações Científicas e Trabalhos de Conclusão de Curso da Ufal foram decisivos para a escolha dos participantes.

Auana Andrade, estudante e integrante do Laboratório de Análise da Toxicidade (Lavitox) e do Laboratório de Neurofisiologia e Farmacologia Integrativa (LNFI) da Ufal, participou do Curso de Verão em Genética do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biológicas, na UFG, onde conquistou o primeiro lugar pela apresentação, pôster e resumo do trabalho “Estabelecimento de uma plataforma in vivo para screening de novos fármacos visando ao tratamento em Alzheimer.”, desenvolvido no Lavitox e no LNFI.

Para ela, a participação no 7º Curso de Verão em Genética da UFG foi uma experiência transformadora."A maior contribuição do curso foi a imersão em diversas linhas de pesquisa, conexões valiosas e a oportunidade de apresentar minha pesquisa. Agora, minhas expectativas incluem continuar participando ativamente de eventos similares em todo o Brasil, explorar diversas linhas de pesquisa e aprimorar minha trajetória acadêmica. O intercâmbio proporcionou amizades, diálogos com professores e descobertas inovadoras, enriquecendo significativamente minha vida estudantil", explicou.

Os estudantes Max Ferro, do Laboratório de Genética Molecular Humana (LGMH/HU-Ufal); e Isabelle Nunes, do Laboratório de DNA Forense da Usina Ciência; participaram do Curso de Verão em Genética do PPG em Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na USP de Ribeirão Preto.

Isabelle representou o laboratório de DNA Forense apresentando o trabalho “Mapeamento de variações genéticas no gene MBL2 e sua associação com a hanseníase: uma análise integrativa”, muito elogiado pelos participantes e comissão do curso. "Esse intercâmbio de conhecimentos é fundamental na minha formação, afinal, é importante para a ciência poder caminhar essa troca de experiências. O curso foi um abrir de portas que eu nem sabia que existiam, perceber que qualquer um pode fazer um curso, uma pós-graduação em outra Universidade. Minhas expectativas atuais é ir cada vez mais longe, fazer mestrado em outro estado, doutorado noutro e quem sabe chegar a ter experiências internacionais!", comemorou.

Já o estudante Max Ferro, comentou que o curso proporcionou uma imersão inacreditável na ciência, além de claro, reafirmar seu amor pela genética. "O intercâmbio de informações é fundamental para o avanço científico, e através desta experiência em outras áreas de atuação dentro da genética,consegui expandir minha área de interesse e também compartilhar conhecimentos e experiências da minha pesquisa desenvolvida aqui na Ufal", disse, ao destacar ainda que o curso foi peça chave para o enriquecimento de sua formação acadêmica, estabelecendo contatos, parcerias e grandes amizades na genética.

Além da participação no curso, Max estagiou no Laboratório de Pediatria do Hospital das Clínicas (FMRP/USP) com a linha da genética e tratamento em tumores pediátricos (meduloblastoma, ependimoma, entre outros) e no Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo, mais especificamente no Departamento de Genética (FMRP/USP), com a terapia gênica da doença de Gaucher.

Quem também se orgulhou da participação no curso foi Gabriel Nascimento, do Setor de Herpetologia do Museu de História Natural da Ufal e Eduardo Lima, do Laboratório de Comunidades Costeiras. Eles participaram do Curso de Verão em Zoologia do PPG em Zoologia do Instituto de Biociências e do PPG em Sistemática, Taxonomia e Biodiversidade de Zoologia do MZUSP, na USP de São Paulo.

Para Gabriel, esta foi uma oportunidade ímpar nesse final de graduação. "Além de conhecer pesquisadores das diversas áreas da zoologia, pude aprender e compartilhar conhecimento. Ir para a melhor universidade da América Latina, certamente, foi um divisor de águas em minha carreira acadêmica", afirma.
Em São Paulo, Gabriel estagiou no Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan (LECZ-IB), analisando a morfologia externa de três espécies de jararacas, a fim de complementar a discussão do seu trabalho de conclusão de curso.

A participação de discentes do Instituto de Ciências Biológicas em Cursos de Verão de nível internacional é de grande importância pela obtenção de novos conhecimentos e técnicas que enriquecem a ciência desenvolvida na Ufal. Foi o que destacou o estudante Eduardo Lima: "O Curso de Verão em Zoologia da USP me permitiu conhecer diferentes linhas de pesquisas dentro da minha área de estudo, por meio das diferentes aulas e mini-cursos. Permitiu, também, me reconhecer na zoologia, reafirmando minha paixão e interesse pela produção científica. Para além disso, o contato com estudantes de diferentes regiões permitiu uma ampla discussão das diferentes realidades enquanto cientistas no Brasil".