Ufal promove ação de saúde mental no Janeiro Branco

Programação será no dia 25 e contará com relaxamento, música e meditação na orla de Ponta Verde
Por Deriky Pereira – jornalista
22/01/2024 13h16 - Atualizado em 23/01/2024 às 08h33

A Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) promove na quinta-feira,25, próximo ao posto policial do Marco dos Corais, no bairro Ponta Verde, em Maceió, uma ação de saúde mental na campanha Janeiro Branco. A ação é gratuita e para participar é só comparecer ao local com amigos, familiares, colegas.

A programação terá início a partir das 18h com momento de acolhimento, conduzido por Suely Nascimento, assistente social da Ufal e coordenadora do Núcleo de Saúde Pública (Nusp). Logo em seguida, às 18h40, será a vez do momento de relaxamento, com Geraldo Magela, docente da Uncisal.

A partir das 19h30, é a vez de ouvir boa música com o som da DJ Lyah Luk. Por fim, a partir das 20h, o evento apresenta uma meditação da lua, conduzida por Jó Ferreira, idealizador do Medita Maceió.

Segundo Thayse Justino, da CQVT/Progep/Ufal, a ação se destaca por ser um compromisso com o bem-estar individual e coletivo. “O Janeiro Branco se destaca como uma oportunidade única para conscientização e ação, que serve para alertar quanto ao cuidado com a saúde emocional e mental durante todo ano. Este ano a temática nacional é Saúde mental enquanto há tempo. Ao participar, você contribui para a construção de uma comunidade mais acolhedora e solidária, fortalecendo os laços que nos unem”, disse ela.

Após destacar a importância das parcerias para realização da iniciativa, a servidora destaca também alguns motivos pelos quais a população deve participar.

“Ao incorporar temáticas como acolhimento, meditação, relaxamento e autocuidado, o Janeiro Branco não apenas sensibiliza sobre a importância da saúde mental, mas oferece ferramentas práticas para o cultivo do bem-estar emocional. Essas práticas promovem uma abordagem holística e integrada, facilitando aos participantes o enfrentamento dos desafios do cotidiano com resiliência, empatia e autoconsciência”, conta Thayse.

Este é o segundo ano da iniciativa promovida pela Ufal que conta também com o apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Semce) e do Medita Maceió. “As atividades do janeiro branco e seu impacto positivo são resultados diretos da colaboração e apoio de parceiros comprometidos. Juntos, estamos construindo pontes para uma vida mais equilibrada e plena”, celebrou a servidora.