Novos bolsistas começam atividades como instrutores do Paespe

Os 20 estudantes são de vários cursos de graduação da Ufal e vão auxiliar a coordenação do Programa ao longo deste ano
Por Simoneide Araújo - jornalista / Fotos Renner Boldrino
10/01/2024 14h54 - Atualizado em 12/01/2024 às 16h08
Novos bolsistas do Paespe participaram de reunião com a coordenação do programa na terça-feira (9)

Vinte novos alunos de vários cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas iniciaram suas atividades como instrutores do Programa de Apoio às Escolas Públicas Estaduais (Paespe). Eles são bolsistas da Pró-reitoria de Extensão e vão atuar nas diretorias acadêmica, administrativa, marketing e comunicação, captação de recursos, esporte e lazer e saúde, de forma a auxiliar a coordenação do Paespe na execução das várias atividades ao longo deste ano letivo, que não segue o calendário da Ufal.

Esses novos bolsistas foram classificados entre os 225 inscritos no total. O coordenador-geral do Paespe, Roberaldo Carvalho, explica que os graduandos serão treinados e capacitados para atuar em diversas situações. “Ao longo do ano letivo do Paespe, os bolsistas recebem instruções e treinamentos de tal forma que todos estão aptos a desenvolver funções, com capacidade de lidar com diferentes públicos e atividades, como por exemplo, adquirem conhecimento em empreendedorismo social; em redes sociais e informática [Word, Excel e Power Point]”, explicou.

Além do professor Roberaldo, da vice-coordenadora Geiza Correia e dos 20 bolsistas, o Paespe conta com a participação de graduandos integrantes de sete grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). Cada grupo do PET conta com um professor tutor e 12 alunos de graduação, dos cursos de Letras, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, C&T, Psicologia, Arquitetura e Serviço Social. Além de um grupo de Biologia, coordenado pela professora Giana Raquel Rosa; um grupo Katie, do Instituto de Computação; PET Saúde, Centro de Tecnologia, os institutos de Física, Matemática, Química e Biotecnologia, e Educação Física e Esporte.

Também estão envolvidos outros setores da Ufal que dão suporte à equipe do Paespe, com o Radar Meteorológico, Unidade Docente Assistencial (UDA), gabinete do reitor e pró-reitorias de Extensão, Estudantil, de Gestão Institucional e de Pesquisa e Pós-graduação

Toda essa equipe atende a 200 pais ou responsáveis e 200 adolescentes e jovens, alunos do ensino médio de 70 escolas públicas do estado. Esses estudantes estão divididos da seguinte forma: 120 são da turma do Paespe Jr., matriculados no 1º e 2º anos do ensino médio, que recebem aulas de reforço, participam de mentoria, palestras, visitas técnicas, entre outras atividades.

Os outros 80 alunos do Paespe estão cursando o 3º ano do ensino médio e são da turma que frequenta as aulas preparatórias para o Enem, incluindo visitas técnicas aos vários laboratórios da Ufal.

Além desses dois projetos, Paespe Jr. e Paespe, o Programa desenvolve várias outras atividades nos projetos: Pró-egressos, com a promoção de encontro com alunos recém-matriculados na Ufal, oriundos da rede pública de ensino. “Com esse projeto, buscamos orientar esses calouros na vida acadêmica e mostrar os vários benefícios que eles podem ter acesso na Ufal”, explicou o professor Roberaldo.

Tem também o projeto Pró-exatas, que é o curso de nivelamento para os calouros oriundos da rede pública que entram na área de exatas. Além do Inclusão Digital, que oferece curso de informática aos 200 alunos e aos pais ou responsáveis, e do Pibic Jr., que oferece 28 bolsas de iniciação científica no ensino médio, resultado de convênio entre Ufal, Paespe e CNPQ.

Conheça quem são os novos bolsistas do Paespe:

MARIA LUIZA TENÓRIO DE MELO SILVA – Direito
MARCOS MELO DOS SANTOS – Ciência da Computação