Grupo de saúde mental para estudantes está com inscrições abertas

Primeira oficina já acontece no próximo dia 1º de fevereiro
Por Jacqueline Freire - jornalista
23/01/2024 16h31 - Atualizado em 24/01/2024 às 07h52

Estão abertas as inscrições para os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que desejam participar das atividades de grupo em saúde mental para estudantes de graduação e pós-graduação da Ufal, dentre as quais o Programa Oficinas de Integração Acadêmica (Profic) e o grupo Pares.

A atividade é uma iniciativa do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Instituto de Psicologia (IP) da Ufal, que desenvolve atividades diversas voltadas para a comunidade interna e externa da Ufal. Para tanto, conta com uma equipe formada por profissionais, docentes e estagiários nas áreas de Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica e Psicologia Escolar e Educacional.

Segundo informa a psicóloga Lucélia Gomes, o serviço contará com duas novas atividades que, numa perspectiva coletiva, visam facilitar a promoção e prevenção em saúde mental no contexto acadêmico. “Estas atividades visam somar, as já oferecidas, estratégias de cuidado em saúde mental, importante durante todo percurso acadêmico”, explica.

O Profic visa auxiliar no processo de transição dos estudantes novatos para o ensino superior. “Por meio de oficinas, o projeto busca ampliar a compreensão do ser graduando e seus desafios, bem como facilitar o desenvolvimento de habilidades que auxiliem os estudantes na trajetória acadêmica”, afirma.

Com início marcado para o dia 1º de fevereiro, serão realizadas três oficinas, sempre às 10h, na sala 33 do Instituto de Psicologia (IP). As oficinas seguintes acontecem nos dias 8 e 15 do mesmo mês. A atividade é voltada para os estudantes de graduação e confere certificado aos participantes. Para participar, é preciso realizar inscrição por meio do link.

Já o Grupo PAREs é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação e é realizado em encontros quinzenais. As atividades serão mediadas por estagiários da Psicologia Escolar e Educacional e uma psicóloga do SPA. Mais informações no site.

Mais informações no site. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail spapsi@ip.ufal.br ou do telefone (82) 3214-1344.