Estudante de Agronomia da Ufal é aprovada em programa científico nacional

Tainara Perciliano é a única alagoana que participará do 31° Programa de Bolsa de Verão do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Por Lenilda Luna - jornalista - com informações do site do CNPEM
03/01/2024 11h00 - Atualizado em 04/01/2024 às 08h53
Tainara Perciliano é a única alagoana participante do programa

A estudante do 8° período de Agronomia, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Tainara Perciliano da Silva, é a única alagoana aprovada na seleção para o 31° Programa de Bolsa de Verão do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ela vai para Campinas (SP), no período de 5 de janeiro a 1º de março deste ano.

O CNPEM é supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O programa de Bolsa de Verão, que leva estudantes de graduação do país inteiro para o Centro, busca “difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico”.

No Campus do CNPEM, os estudantes de graduação terão a oportunidade de desenvolver projetos supervisionados por pesquisadores em áreas temáticas como: Saúde; Agricultura; Meio Ambiente; Energias e materiais renováveis; Tecnologias quânticas; e Tecnologias Habilitadoras: Ciência com luz síncrotron, Bioimagem, Síntese e caracterização de materiais, Aceleradores de partículas, Engenharia e Instrumentação Científica e Teoria e Ciência de Dados.

Para entrar no programa, o candidato ou candidata tem que comprovar excelente rendimento acadêmico e demonstrar interesse por pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico. São levados em conta, pelo comitê gestor que faz a seleção, as participações em atividades de monitoria e iniciação científica, a motivação expressa pela pessoa que postula a participação e a referência feita por professores na carta de recomendação.

Passar por esta seleção rigorosa e ser aprovada, é motivo de comemoração para a estudante da Ufal. Tainara é do município de Santa Luzia do Norte e cursou o ensino médio no instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Satuba, onde se formou como técnica em Agropecuária. “Ter a oportunidade de participar do Programa é de grande importância para minha carreira profissional, uma vez que, poderei desenvolver pesquisas que poderão ajudar nas questões ambientais, interligando-as ao meu curso de graduação, que é Agronomia", declarou Tainara.