Campanha beneficente de estudantes da Ufal alcança ótimos resultados

Ação de discentes de Nutrição, Psicologia e Ciências Sociais arrecadou cestas básicas, alimentos e roupas para famílias da ocupação Tereza de Banguela
Por Deriky Pereira – jornalista
04/01/2024 13h34 - Atualizado em 04/01/2024 às 13h39
Parte do grupo envolvido na campanha beneficente (fotos acervo pessoal)

Fazer o bem é bom! Esse era o lema de uma famosa campanha de solidariedade exibida na TV há uns anos. Mas essa frase e todo seu significado podem ser utilizados não só naquele sentido, mas em muitos outros, como por exemplo, o do grupo de estudantes de Nutrição, Psicologia e de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que, em cerca de dez dias, se uniu em prol de fazer o bem a quem precisa por meio de uma campanha solidária de Natal.

Foram quilos e mais quilos de feijão, de arroz, de farinha, açúcar, sal, latas de óleo, bolachas, mistura para fazer bolo, pacotes de leite, macarrão, numa soma que chegou a cerca de 30 cestas básicas. Uma lista imensa do tamanho da solidariedade dos alagoanos e alagoanas que contribuíram para fazer um Natal melhor às famílias da ocupação Tereza de Benguela, localizadas no entorno do Campus A.C. Simões, em Maceió, contempladas com as doações que também incluíram calçados, roupas e brinquedos para as crianças.

“São mais de 300 famílias e eles, enquanto grupo, são extremamente organizados, seja politicamente ou internamente quanto às divisões de função. Fomos bem recebidos, inclusive, deixaram em aberto a possibilidade de nós, enquanto pesquisadores em construção, colocarmos projetos em prática na comunidade. Ao todo, fizemos três visitas fora do dia das doações, para conhecer e entender o funcionamento daquela comunidade”, explicou Beatriz Maciel, uma das responsáveis pela ação.

Ela, inclusive, celebrou as doações e mostrou sua gratidão com a campanha. “Agradecemos à comunidade da Ufal por nos ter dado a oportunidade de divulgação; às professoras Nádia [Meinerz] e Monique [Aguiar]; às Faculdades de Nutrição e de Serviço Social, que tanto nos apoiaram e nos motivaram a seguir em frente diante de várias dificuldades. Obrigada a cada um que contribuiu direta ou indiretamente com nossa campanha. Essa é a primeira de muitas ações, muito obrigada, de coração”, disse.

A estudante contou que depois da divulgação feita pela equipe da Assessoria de Comunicação da Ufal muitas portas se abriram, ou seja, as doações aumentaram. “Enquanto grupo, falo, sem dúvida nenhuma, que foi muito gratificante termos a ideia e fazer acontecer: desde decorar nosso Instituto até ver o sorriso das pessoas que receberam as doações. A ação foi um sucesso, confesso que não tínhamos noção da proporção que tomou. A partir da matéria conseguimos uma entrevista no Bom dia Alagoas, da TV Gazeta, e muitas portas se abriram e agradecemos demais as oportunidades que sugiram para nós”, celebrou Beatriz.

A professora Monique Aguiar ressalta a iniciativa e os bons resultados ao dizer que a ação ajudou a promover um melhor Natal às famílias beneficiadas. “Constato que foram apenas duas semanas de campanha, em que nutrimos valores nobres, trabalhamos por pautas comuns e menos individualistas. Os alunos foram se organizando, enquanto coletivo, em um Instituto que não tem um Centro Acadêmico em atividade, e, a partir da iniciativa, criaram a Organização Dandara dos Palmares”, recordou.

E a professora disse mais: “A Antropologia é a ciência do ser humano, criador de cultura, com um pouco mais de consciência, misturando a pesquisa e a extensão, nossos alunos se transformam e impactam as relações culturais a sua volta. Analisam as situações, com o instrumental conceitual fornecido, e se fazem engajados!”, concluiu Monique Aguiar.

Confira a prestação de contas de toda a campanha no anexo abaixo.