Alunas de Enfermagem da Ufal criam cartilha sobre UTI em hospital de Arapiraca

Cartilha informativa apresenta as diretrizes, estrutura e o fluxo de funcionamento no Hospital de Emergência do Agreste
Por Tony Medeiros – Ascom Sesau
02/01/2024 10h19 - Atualizado em 02/01/2024 às 10h20
Estudantes de Enfermagem da Ufal Thais Sousa e Aíris Barbosa produziram a Cartilha sobre UTI para facilitar a compreensão dos acompanhantes dos pacientes internados. (Fotos Tony Medeiros Sesau)

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, passa a contar com uma Cartilha Informativa sobre o funcionamento e os equipamentos do setor. O documento foi produzido por duas alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) do Campus Arapiraca, e apresenta as diretrizes, estrutura e o fluxo de funcionamento do local.

As estudantes Thais Sousa, 24, e Aíris Barbosa, 25, perceberam, durante estágio no HEA, a necessidade de oferecer informações acessíveis aos familiares de pacientes internados na UTI. Com isso em mente, desenvolveram uma cartilha ilustrada, com imagens detalhadas dos equipamentos utilizados na UTI. “Queríamos proporcionar uma compreensão mais fácil para os familiares dos pacientes, para que se sintam mais seguros durante suas visitas. A ideia é que todos possam compreender o funcionamento do setor e se sintam mais preparados para lidar com a situação de uma internação em UTI”, explicou Thais Souza.

A cartilha está disponível para qualquer pessoa interessada, especialmente para os familiares e amigos dos pacientes. Para facilitar o acesso e o alcance de todos, ela também está disponível nas portas das UTIs e de outros setores, por meio de QR Code, que é um código de barras para ser escaneado por telefones celulares equipados com câmera.

“É um requisito para a graduação fazer um projeto de intervenção no ambiente do estágio. Então, no dia a dia a gente identificou a necessidade de criar uma Cartilha Informativa da UTI. Ela tem orientações gerais como a rotina dos profissionais em relação aos cuidados com os pacientes. Explica também, por exemplo, sobre a bomba de infusão, sobre tubos no nariz e na boca. Muita gente, como não sabe como funciona, fica assustada. A gente quis humanizar as informações e deixá-las acessíveis”, afirmou a estudante Thais Sousa.

Durante as 500 horas de estágio dentro do HEA, elas puderam elaborar e colocar em prática a intenção de colaborar com a sociedade. “A gente conseguiu implementar a cartilha graças ao suporte de profissionais da UTI, que foram muito atenciosos e deram atenção às nossas ideias. Deram opiniões e sugestões. Colocamos figurinhas representando os equipamentos e outros serviços para facilitar a visualização e o entendimento. Distribuímos nas UTIs e também em um formato menor para que os familiares dos pacientes pudessem olhar com mais tranquilidade quando estivessem em casa. Estamos saindo daqui com a certeza que pudemos colaborar, de alguma forma, com a rotina de todos”, salientou Aíris Barbosa.

A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, elogiou a iniciativa das estudantes. “É louvável ver jovens profissionais preocupadas em contribuir para o bem-estar da sociedade. Essa cartilha é uma ferramenta valiosa para esclarecer dúvidas e proporcionar um ambiente mais acolhedor para os familiares dos pacientes”, destacou a gestora da unidade hospitalar.