83 alunos dos Pré-Enem da Ufal obtêm notas acima de 900 pontos na redação

Ótimo desempenho foi constatado pelos participantes dos projetos de extensão O Mil e Nosso, Paespe e Conexões de Saberes
Por Lenilda Luna – jornalista
19/01/2024 17h51

Um resultado surpreendente! Oitenta e três alunos matriculados nos três Pré-Enem da Universidade Federal de Alagoas obtiveram notas entre 900 e 980 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seis desses estudantes ficaram pertinho da nota mil, alcançando 980 pontos. Um exemplo da importância dos projetos de extensão O Mil é Nosso, Conexões de Saberes e Paespe, que atendem alunos de escolas públicas de Maceió.

Esses estudantes de escolas públicas e de baixa renda encontram nos cursinhos Pré-Enem da Ufal a chance de conquistar uma vaga no ensino superior. Até chegar lá, os candidatos passam por muitos obstáculos, que incluem dificuldades para ter um ambiente tranquilo de estudo e a necessidade de contribuir, de alguma forma, para o sustento da família, o que diminui o tempo dedicado ao estudo.

Por isso, além das cotas, que garantem vagas para estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas, que fazem parte das ações afirmativas para reparar as desigualdades socioeconômicas, as ações como o projeto Pré-Enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes, criado em 2006, contribuem para o acesso à universidade. No último Enem, 19 estudantes desse projeto alcançaram notas acima de 900 pontos. Com destaque para as estudantes Ariane Sandes e Jaciany Pereira, que obtiveram as notas mais altas do grupo na redação: 960 pontos.

Janda Alencar, coordenadora do Conexões de Saberes, sempre ressalta como é importante para a instituição contribuir para o ingresso de estudantes das escolas públicas na Universidade e, por outro lado, oferecer um campo de estágio para os alunos dos cursos de licenciatura da Ufal, que colaboram como professores no cursinho.

Paespe se destaca

Já no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), seis alunos também alcançaram notas de 900 pontos acima na redação. Um deles é Francisco Costa, que fez 960 pontos. Geiza Gomes, vice-coordenadora do Programa, comemorou os bons resultados. Ela também foi estudante de escola pública e sabe como o curso ofertado pelo Paespe colaborou para sua aprovação na Ufal.

“Consideramos um resultado fantástico, mas que não nos surpreende diante do trabalho realizado pelo PET Letras, que, além das aulas de redação, realiza mutirões de correção. Além disso, vale ressaltar que os universitários que atuam como instrutores estão sempre reforçando a importância da leitura por meio do clube do livro. O trabalho de motivação realizado pelos universitários que atuam como conteudistas e ministrantes das demais matérias também é fundamental para a permanência dos alunos do ensino médio no Paespe”, destacou Geiza Correia.

O Paespe tem mais de três décadas de atuação e oferece, todos os anos, cerca de 200 vagas para estudantes de ensino médio da rede pública. O programa é realizado no Centro de Tecnologia (Ctec) e prevê o desenvolvimento de atividades semanais com aulas das disciplinas inseridas nas quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem.

70% com notas de 900 acima

O projeto O Mil é Nosso é o mais recente e foi criado pela técnica em assuntos educacionais da Ufal, Lívia Soares. Ela começou a oferecer aulas gratuitas para estudantes de baixa renda na igreja da comunidade do Feitosa, em Maceió, em 2020, mas veio a pandemia e foi preciso adaptar as aulas para o Google Meet. Daí surgiu O Mil é nosso, registrado como projeto extensão na Universidade.

Ano passado, ela ofereceu cerca de cem vagas, mas finalizou a turma com 98 estudantes, que receberam uma “espécie de tutoria personalizada de correção e orientação na escrita do texto dissertativo-argumentativo”, por meio de aulas on-line.

Lívia foi corretora de provas do Enem durante seis anos e desenvolveu um método com dicas importantes para uma redação de qualidade. E deu muito certo. Na turma de 2023, foram 68 notas de 900 pontos acima entre os seus estudantes, ou seja, aproximadamente 70% dos alunos alcançaram ótimo desempenho, com notas bem altas na redação do Enem. Destes, seis ficaram pertinho da nota mil, alcançando 980 pontos.

“Eu estou muito feliz. É fruto de muita dedicação, de horas de trabalho que eu abdico de estar com a minha família para colaborar na formação destes alunos. Então quando chega um resultado grandioso desses, é a ratificação de tudo o que a gente desenvolveu durante o ano, inclusive nos feriados e finais de semana. Então a gente vê que a educação pública tem qualidade quando é feita com maestria”, comemorou Lívia Soares.

Além dos 83 alunos que obtiveram notas entre 900 e 980, os três Pré-Enem da Ufal também registram ótimas notas no grupo de alunos que conseguiram média entre 800 e 880 pontos. Conexões foram 21 estudantes com essa pontuação, seis do Paespe e cinco do projeto O Mil é Nosso.