Em debate: esgotamento sanitário da região marítima e lagunar de Maceió

Evento acontece na próxima segunda-feira (11)
Por Kariny Marinho - estudante de Relações Públicas
08/09/2023 15h12 - Atualizado em 08/09/2023 às 15h13

O esgotamento sanitário e pluvial da região marítima e lagunar de Maceió será o tema tratado na 3ª live mensal da ação de extensão “Saberes Ufal Maceió mar e laguna: meio ambiente marítimo e lagunar em Maceió, Alagoas”. A transmissão será on-line e acontecerá na próxima segunda-feira (11), às 19h, na página do Instagram do @maceiomarelaguna.

Com a mediação professor Rubens Duarte, do Centro de Tecnologia da Ufal e coordenador do projeto, o evento contará com a participação da professora e pesquisadora, também do Ctec, Nélia Callado, que possui um extenso currículo em Engenharia Ambiental e Sanitária, com ênfase em tratamento de águas, atuando principalmente nos seguintes temas: águas de produção, resíduos sólidos, reatores sequenciais em batelada, resíduos de petróleo, aterro sanitário e indicadores de saneamento.

"O debate será de extrema importância para levantar discussões pertinentes sobre o esgotamento sanitário e pluvial, despertando o olhar crítico da sociedade e da comunidade acadêmica sobre o tema", explica o professor Rubens. A cada mês, e seguindo até dezembro de 2023, será abordado um tema específico por live, com convidados especiais para enriquecer o debate sobre o meio ambiente marítimo e lagunar em Maceió.

As inscrições devem ser realizadas através do Sigaa para que os participantes obtenham certificado de três horas por live. Caso o participante ainda não possua cadastro no Sigaa, é preciso clicar no link e em “Ainda não possuo cadastro”. Em seguida, preencher o formulário e aguardar o e-mail de confirmação. Ao recebê-lo, é preciso confirmar o cadastro.

Maceió Mar e Laguna

O perfil do Instagram existe desde abril de 2020 e tem como objetivo divulgar a temática do mar e da laguna Mundaú e sua relação com a cidade de Maceió, fundamentada em trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, e nas pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado sobre o tema, desenvolvidas pelo coordenador, e tendo como base também o seu livro Laguna de encantos e desencantos, publicado pela Edufal em 2023.