Ufal abre vagas para cursos de línguas pelo Casas de Cultura no Espaço Cultural

Seleção visa ao preenchimento de 500 vagas; confira o edital
Por Ascom Ufal
18/08/2023 15h48 - Atualizado em 18/08/2023 às 15h52

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Extensão e do curso de Letras abrem as inscrições para o programa Casas de Cultura, que ofertará 500 vagas para os cursos de espanhol, francês, inglês, libras e português, em nível básico, intermediário e avançado, na modalidade presencial.

Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de agosto, por meio dos links disponíveis no edital para cada curso e nível. Podem se inscrever pessoas a partir de 14 anos. De acordo com o edital que rege a seleção, não será permitida mais de uma inscrição por pessoa, ou seja, cada candidato poderá se inscrever em apenas um idioma, em um grupo prioritário e em uma turma.

No ato da inscrição, ao preencher o formulário, é obrigatório que o candidato envie (upload) os seguintes documentos pessoais: RG, ou CTPS, ou CNH; CPF, além de certificado de conclusão ou comprovante de matrícula em instituição pública de ensino (para candidatos de ensino básico que se enquadrem no grupo prioritário 1 – estudantes matriculados ou egressos de escolas públicas); e cópia do comprovante de matrícula atual ou da carteira de identidade funcional/contracheque (somente para estudante ou servidor da Ufal). No caso de pós– graduandos cotistas, declaração que comprove sua inserção na demanda, emitida pelo programa de pós–graduação em que se encontra matriculado.

Em atendimento ao artigo 17º do regimento interno do programa, as inscrições são feitas de acordo com critérios dos grupos prioritários, sendo:

Grupo 1: 10 vagas para pessoas que estejam cursando ou que tenham concluído o ensino básico em escola pública, devidamente vinculada à rede municipal, estadual ou federal de ensino, há no máximo dois anos em relação à data de publicação do edital.

Grupo 2: 5 vagas destinadas a estudantes e/ou servidores da Ufal, considerando que, destas, 3 serão destinadas a estudantes de pós–graduação cotistas (Resolução nº 86/2018 Consuni/Ufal) e 2 serão destinadas a estudantes ou servidores da Ufal. Se não houver estudante de pós-graduação cotista, nem estudantes ou servidores da Ufal, as vagas serão revertidas para o grupo um.

Grupo 3: 5 vagas destinadas ao público em geral.

Sobre o programa Casas de Cultura no Espaço Cultural

Os cursos oferecidos pelo programa Casas de Cultura no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas são projetos de extensão da Faculdade de Letras (Fale), que têm como objetivo a difusão das línguas espanhola, francesa, inglesa, portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de suas expressões culturais, visando contribuir com o ensino de línguas e com a expansão universitária plena e democrática.