Projeto Serpenteando abre novas vagas para extensão em Dança do Ventre

Curso é voltado para estudantes LGBTQIAPN+
Por Ascom Ufal
21/08/2023 13h55

Teve início o segundo ciclo do projeto Serpenteando, um curso de extensão universitária na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) voltado para pessoas vda própria universidade e da comunidade interessada. A ideia é dar continuidade aos laboratórios de corpo, movimento e criação, agora com ênfase em processos de criação e composição em dança(s) do(s) ventre(s) com uma abordagem contemporânea refletindo feminismos, gênero e sexualidades.

Quem quiser participar das aulas, que acontecem no Instituto de Comunicação História e Artes da Universidade Federal de Alagoas (ICHCA/Ufal), pode realizar a inscrição no Sigaa.

A professora Camila Saraiva, coordenadora do projeto e docente do curso de Licenciatura em Dança, lembra que, ainda que seja uma ação com foco em um público alvo LGBTQIAPN+, a proposta é aberta para receber pessoas interessadas em realizar investigações artísticas que abordem os estudos feministas, de gênero e de sexualidades com implicações também nas performatividades cisheteronormativas.

A ação vai fazer parte da pesquisa de doutorado em dança em andamento no Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDAN/UFBA).

“Nosso objetivo é propor uma exploração de princípios técnicos das danças do ventre em diálogo com suas fusões com uma abordagem contemporânea, propondo discussões e investigações artísticas”, diz.

O curso acontece de modo presencial, com algumas atividades assíncronas em plataforma virtual (Google Sala de Aula e Meet) durante o período de agosto a outubro de 2023, ocorrendo durante o semestre letivo de 2023.1.