Enade 2023: Proest orienta estudantes sobre as provas em novembro

Objetivo foi apoiar os concluintes com informações e acolhimento
Por Lenilda Luna - jornalista
28/08/2023 17h21 - Atualizado em 29/08/2023 às 17h27

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado este ano no dia 26 de novembro. O exame avalia anualmente o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.

Considerando a importância do Enade para a avaliação dos cursos e para a formação do estudante, as coordenações de cursos do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram, em julho, um encontro com os discentes que vão prestar o exame este ano. A Pró-reitoria Estudantil (Proest), os coordenadores de cursos e os representantes dos centros acadêmicos integraram do evento.

Participaram ainda os estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Os coordenadores explicaram detalhes da avaliação, enquanto os representantes do centros acadêmicos buscaram incentivar os colegas. Além disso, foi ministrada uma aula motivacional conduzida por Adriana Duarte, coordenadora de Apoio à Qualidade de Vida Acadêmica (CAQVA) da Proest. “É importante apoiar os discentes através de informações e acolhimento psicológico. Devido ao sucesso do evento, a Proest se coloca à disposição dos diretores das demais Unidades, que junto a suas coordenações dos cursos envolvidos no exame no ano corrente, entrem em contato através do secretariaproest@gmail.com para solicitar agendamento de palestra e/ou roda de conversa com o setor de psicologia”, ressaltou Adriana.

A professora Rosa Lira, diretora acadêmica do Ceca, também falou da importância do evento para os estudantes: “Vivemos um momento desafiador para as universidades, que requer novas ações que nos fortaleçam junto à sociedade em geral e a nossa comunidade acadêmica. O Enade se aproxima e o Ceca, junto a Proest, buscam motivar os participantes e conscientizá-los da sua importância e responsabilidade no processo de avaliação do curso".

A participação dos psicólogos da Proest no evento foi considerada surpreendente e acolhedora. “Devido ao sucesso do evento, a Proest se coloca à disposição dos diretores das demais unidades, que junto às coordenações dos cursos envolvidos no exame no ano corrente. É só entrar em contato pelo e-mail secretariaproest@gmail.com para solicitar agendamento de palestra, ou roda de conversa com o setor de psicologia”, afirmou a professora Adriana.

"Nos sentimos muito mais confortáveis em expor como nos sentíamos, sendo possível falar sobre expectativas e receios com relação à prova e ao final do curso de graduação, deixando todos nós estudantes com a sensação de acolhimento. Os psicólogos nos incentivaram a dar nosso melhor nesse final de percurso e nos mostraram que nossas aflições são compartilhadas por todos os colegas, independente do curso, e que está tudo bem e que é normal se sentir assim", explicou Maria Eduarda Lino da Costa, estudante e membro do Centro Acadêmico de Agronomia.

Enade

‌Os critérios do Inep para participação no Enade incluem: ingressantes que iniciaram o curso em 2023 e tenham até 25% da carga horária mínima integralizada; concluintes que tenham integralizado pelo menos 80% da carga horária mínima até 31 de agosto de 2023 e não tenham colado grau, ou que tenham previsão de integralização até 31 de julho de 2024.