Mare&Sal comemora 25 anos com evento sobre autoria feminina

Atividade é gratuita e será transmitida on-line
Por Jacqueline Freire - jornalista
14/08/2023 16h44 - Atualizado em 17/08/2023 às 13h13

Este ano o Mare&Sal Estudos e Pesquisas Interdisciplinares completa 25 anos, e em comemoração, haverá um evento virtual especial com o tema: “O grupo Mare&sal para além dos 20 anos: pesquisas, perspectivas e outras histórias”. Discutindo autoria feminina e ecofeminismo o evento terá início às 10h do dia 22 de agosto no Youtube e dará certificado aos participantes. Para participar, clique aqui e faça sua inscrição.

A professora Izabel Brandão tem liderado o Mare&sal desde o seu início, sendo responsável pelo projeto que criou o grupo. Segunda ela, o trabalho permitiu que pesquisas desenvolvidas resultassem em muitas outras publicações, todas pela Editora da Ufal (Edufal), a exemplo de: O corpo em revista: olhar(es) interdisciplinares (2005), Gênero e outros lugares: poéticas e espaços interdisciplinares (2009), Literatura e ecologia: trilhando novos caminhos críticos (2019).

“Também foram publicados outros livros em colaboração: Refazendo Nós: ensaios sobre mulher e literatura, organizado por Izabel Brandão e Zahidé Muzart (2003), O Teatro & Linda Mascarenhas, organizado por Ronaldo de Andrade e Izabel Brandão (2011), Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010), organizado por Izabel Brandão, Ildney Cavalcanti, Claudia de Lima Costa e Ana Cecília A. Lima (2017), este último indicado ao Prêmio Jabuti em 2018, publicação da EDUFAL em parceria com a EdUFSC e a Editora Mulheres. Há também inúmeras publicações internacionais por editoras reconhecidas como a Cambridge e a Routledge, por parte especificamente da coordenadora do grupo, que também é pesquisadora do CNPq”, relata.

A professora Raquel Nunes (Fale/Ufal) é atualmente vice-líder do grupo, papel este que também foi da professora Fátima Albuquerque (Famed/Ufal) por muitos anos.

Mare&Sal

O Grupo Mare&Sal nasceu em 1998 no interior de um projeto interinstitucional, financiado pelo CNPq, hospedado no NTMC da Ufal e vinculado a três instituições públicas de ensino: a Ufal, a UFBA e a UFRPE, e também à Redor (Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero).

O grupo é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/Ufal) e seu diretório está registrado no CNPq. Suas pesquisas versam principalmente em torno dos estudos de gênero, associadas interdisciplinarmente a várias áreas do conhecimento, como literatura, crítica feminista e ecocrítica, psicanálise, direitos humanos, filosofia, entre outras.

Algumas das suas ações são eventos, publicações e trabalhos colaborativos com outros grupos, como o Núcleo Temático Mulher & Cidadania (NTMC/Ufal), o Literatura e Utopia, e o Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (UFMG), além do Grupo de Estudos Moçambique e Africanidades (MOZA/UFPB).

O Mare&Sal tem formado pesquisadores, desde a Iniciação Científica ao Doutorado e Pós-Doutorado. Atualmente conta com 17 integrantes (Ufal, Ifal, UFMG e UFPB), entre pesquisadores e discentes. Há reuniões periódicas para estudos e debates relacionados às pesquisas, com convidados de todo o país e do exterior.

Como resultado foi publicada a Coleção Mare&sal (pela Edufal) em três volumes: I – O corpo do desejo: mulheres e imagem corporal no espaço urbano de Maceió, de Mª de Fátima M. de Albuquerque (2002), II- Retratos à margem: antologia de escritoras das Alagoas e Bahia (1900-1950), organizado por Izabel Brandão e Ivia Alves (2002) e III: A cientista e sua identidade de gênero, de Nadia Regina L. de Barros Lima, Laura Arrazola et al (2003).

Mais informações: bio do @mare.e.sal no Instagram.