Jornada sobre Walter Benjamin acontece na Ufal nesta quinta, dia 24

Atividade será no auditório do Ichca a partir das 14h
Por Ascom Ufal
23/08/2023 14h40 - Atualizado em 23/08/2023 às 19h47

Acontece amanhã, a partir das 14h, a Jornada Interna Walter Benjamin, um ciclo único de várias palestras que discutirão a atualidade de diversos conceitos da obra de Benjamin, em torno das temáticas da utopia e da redenção. O evento será realizado no auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento. A programação conta com palestras sobre diversos temas, como Aura e obra de arte na estética de Walter Benjamin, com o professor Ismar Francisco Prado; Walter Benjamin e Black Mirror: Aproximações a partir de Bandersnatch, com o estudante de Filosofia Felipe José Gonçalves; e Memória e esquecimento em Walter Benjamin, com o mestrando em Filosofia Samuel do Nascimento Melo.

Também serão discutidos temas apresentados pelos professores do curso de Filosofia da Ufal: Walter Benjamin e a estética da mercadoria, com o professor Artur Bispo dos Santos; A concepção de linguagem no jovem Benjamin, com a professora Natacha López Gallucci; e Utopia e transformação social a partir de Walter Benjamin e Paul Ricoeur, com a professora Cristina Amaro Viana.

O evento é organizado por Samuel do Nascimento Melo, mestrando em Filosofia, e tem o apoio do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) e do Ichca. Haverá certificado para os participantes.