Estudantes participam de oficinas sobre Aleitamento Materno e Nutrição Infantil

Atividades foram realizadas em comemoração ao Agosto Dourado e ao Dia do Nutricionista
Por Lenilda Luna - jornalista
30/08/2023 15h23 - Atualizado em 01/09/2023 às 14h33

A Liga Acadêmica de Nutrição Clínica Materno Infantil (Lancmi), coordenada pela professora Izabel Andrade, da Faculdade de Nutrição (Fanut), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou duas oficinas práticas, no dia 25 de agosto, para capacitação dos estudantes universitários sobre Aleitamento Materno e Nutrição Infantil.

As atividades também tiveram o objetivo de celebrar o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, e também marcar o Agosto Dourado, que foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, para reforçar, durante este período, as ações para conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A oficina de Consultoria em Amamentação na prática foi ministrada pela nutricionista Renata Moura. Além das orientações e informações sobre a importância do aleitamento materno, a nutricionista usou um boneco para demonstrar as posições mais corretas e confortáveis para as mães e seus bebês, e teve ainda a construção da díade mãe-bebê, além de práticas direcionadas para a conduta do nutricionista nas principais dificuldades vivenciadas durante a amamentação. “Muitas mulheres desistem por falta de informação, de apoio, de assistência qualificada “, ressaltou ela.

Na oficina Planejando uma Oficina Culinária infantil, ministrada pela nutricionista Jennifer Azevedo, os estudantes aprenderam receitas saudáveis e utilizaram a cozinha da faculdade para preparar os alimentos de forma a atrair a atenção das crianças. Jennifer trabalha com Educação Alimentar e Nutricional na prática escolar e ensina estratégias de como preparar as refeições e lanches de forma que as crianças gostem do que faz bem ao corpo.

A estudante Vanessa Farias, que também faz parte da Lancmi, participou das oficinas e afirmou que as atividades proporcionaram uma compreensão e aproximação da prática do nutricionista nos cenários abordados. "São temáticas que são pouco trabalhadas na graduação, por isso ter essa experiência foi realmente enriquecedor. Acredito que todos que tiveram a oportunidade de participar, de qualquer uma das oficinas promovidas, saíram mais encantados com o universo da nutrição materno-infantil. A Lancmi tem realizado papel fundamental na promoção de eventos aqui na Faculdade de Nutrição, contribuindo diretamente na formação de todos nós, enquanto graduandos em nutrição", afirmou.

Já a professora Maria Izabel Andrade, coordenadora da Liga, destacou que o nutricionista tem um papel fundamental na implementação do aleitamento materno, onde, trabalhando junto com a equipe multiprofissional, pode auxiliar desde a prática da golden hour [amamentação na primeira hora de vida] até o estabelecimento de uma amamentação efetiva, onde mãe e bebê são nutridos com vínculo afetivo e componentes para o desenvolvimento da criança e a saúde da mulher que amamenta. "A campanha de 2023 para o agosto dourado ainda foi certeira em trazer à tona a discussão envolvendo o apoio ao aleitamento no local de trabalho e a importância da licença maternidade, para o estabelecimento desta prática no ambiente domiciliar, e licença paternidade, como membro essencial da rede de apoio materno", completou.

Lancmi

A Liga Acadêmica de Nutrição Clínica Materno Infantil foi criada com o objetivo de aprofundar conhecimentos em nutrição materno infantil. Promovendo ações de pesquisa e extensão, a Liga aborda diversos conteúdos nesta área e promove eventos para estudantes de Nutrição e de outros cursos da área de Saúde. Para mais informações, acompanhe o perfil no Instagram @lancmi.ufal