Egressa da Ufal recebe prêmio de melhor do ano em Ciência da Informação

Jornalista e pesquisadora Tárcila Cabral teve seu trabalho selecionado para concorrer em premiação nacional
Por Naísia Xavier – jornalista (Ascom Fapeal)
29/08/2023 14h36
A jornalista Tárcila Cabral, egressa da Ufal, teve sua dissertação considerada a melhor do ano em Ciência da Informação (Foto: João Monteiro/Ascom Fapeal)

A jornalista Tárcila Cabral, egressa da Ufal, teve sua dissertação considerada a melhor do ano em Ciência da Informação (Foto: João Monteiro/Ascom Fapeal)

A jornalista Tárcila Cabral, egressa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), teve seu trabalho selecionado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI Ufal) como melhor dissertação de mestrado de 2023. Isso significa que o trabalho será o indicado para concorrer nacionalmente ao Prêmio ANCIB de Teses e Dissertações.

O trabalho, defendido em setembro de 2022, tem como título: Mediação da Informação em Ciência, Tecnologia e Informação: Estratégia de divulgação científica nos programas de pós-graduação no estado de Alagoas. E o prêmio é concedido anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), sendo divulgado durante o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, que, este ano, será em São Cristóvão, Sergipe, de 6 a 10 de novembro.

Habituada a representar publicamente o trabalho de pesquisadores apoiados pelo Governo de Alagoas, por meio de seu trabalho na Assessoria da Comunicação da Fapeal, ela explica que a sua própria pesquisa nasceu diante de um cenário conflituoso nas redes sociais, cheias de “cientistas fabricados”, mediadores de informação com pouco embasamento técnico, e de quem vive a ciência em seus laboratórios, tentando trazer alguma luz à sociedade sobre as questões de sua real competência.

“O meu estudo teve como objetivo analisar a divulgação científica como processo de mediação de informação em CT&I [Ciência, Tecnologia e Informação], mostrando que o caminho pode ser construído pelos Programas de Pós-Graduação locais canalizando esforços no desafio de mediar informações científicas efetivas e com qualidade”, comentou a jornalista.

O trabalho foi orientado pelo professor Edivanio Duarte, e selecionado internamente no PPGCI, através de uma banca composta pelos doutores Guilhermina Terra, Marcos Prado e Willian Melo, todos docentes do Programa.

Para o professor Edivanio Duarte, a pesquisadora realizou com maestria análises, reflexões e discussões acerca de ações efetivas sobre o diálogo entre a ciência e a sociedade, ao considerar divulgação científica como processo informacional estratégico de mediação nesse diálogo, promovendo conhecimento, esclarecimento e conscientização.

“Além da coerência e da consistência da pesquisa, o trabalho da Tárcila Cabral se destaca pela relevância política e social de que se reveste”, diz o orientador: “É patente que vivenciamos momentos de crises marcadas pela desinformação, pelo pseudoconhecimento e pelo negacionismo, que se materializam, muitas vezes, em ataque à ciência e às suas instituições”, finalizou.