Bienal terá oficinas de programação e robótica para todas as idades

Grupo de mulheres das exatas vai oferecer minicursos e palestras na área da tecnologia
Por Manuella Soares - jornalista
08/08/2023 17h11 - Atualizado em 08/08/2023 às 17h21

Mulheres ligadas em tecnologia tem espaço garantido na 10ª Bienal do Livro de Alagoas nos dias 12, 15, 17 e 19 de agosto, no Centro de Convenções e Polo Tecnológico de Maceió. O grupo Katie, formado por mulheres do Instituto de Computação da Ufal tem uma programação especial com minicursos e uma mesa-redonda que vai abordar a importância da representatividade feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Aprenda com quem entende do assunto, que irá tornar o conteúdo acessível e cativante. Desenvolva suas habilidades em programação e eletrônica, conhecimentos cada vez mais valiosos no mundo atual. Conheça outros entusiastas da tecnologia, troque experiências e faça novas amizades”, convidam as organizadoras.

Para participar da oficina do dia 12, Clube do Livro, não é necessário fazer inscrição. Essa programação é voltada para o público infantil, de 6 a 11 anos, e vai abordar livros de história que combinam o mundo da computação com a imaginação das crianças. O evento vai ocorrer na Sala Pitanga, das 14h às 18h. Já os interessados nas oficinas de Programação em blocos e Eletrônica e robótica com Arduíno devem realizar inscrição gratuita e on-line por meio do site do grupo, clicando aqui.

A Mesa-redonda com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação: A importância da representatividade Feminina está marcada para o dia 17, na sala Ipioca, das 19h às 21h. Raquel Cabral e Ester de Lima vão mediar as palestras de Michele Nogueira, Rossana Andrade e Eunice Palmeira.

O último dia das ações do Katie na Bienal, sábado (19), será reservado para a oficina Imersão Tecnológica para Mulheres (ITM), na Sala Pitanga, das 14h às 18h. O evento é voltado para adolescentes iniciantes interessadas em tecnologia. Serão apresentadas mulheres relevantes na história tecnológica, oportunidades de crescimento e depoimentos inspiradores de mulheres compartilhando desafios e experiências.

Todos os participantes receberão um certificado de conclusão ao final do evento, comprovando sua participação e dedicação nas oficinas do Pólo Tecnológico.

Sobre as oficinas no Polo com inscrições

A oficina de Programação em Blocos é apta para pessoas a partir de 12 anos. Os participantes vão mergulhar no mundo da programação de forma acessível e divertida. Utilizando a plataforma Scratch, será possível aprender a criar jogos e animações interativas, enquanto absorve conceitos fundamentais de lógica e algoritmos. “Não é necessário ter experiência prévia, apenas traga sua vontade de aprender e se surpreenda com o que você pode criar!”, adiantam as organizadoras.

E para se aventurar na eletrônica e descobrir os conceitos básicos que dão vida aos projetos tecnológicos a oficina certa é a de Eletrônica e Robótica com Arduíno. A plataforma permite criar dispositivos eletrônicos e os participantes vão aprender a programar e colocar suas ideias em prática, criando projetos com as próprias mãos.

Essas duas oficinas vão acontecer no Oxetech LAB, que fica no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), Jaraguá, dias 15 e 17, respectivamente, das 14h às 18h. As vagas são limitadas.