Programa de Qualificação das Residências no HU busca aprimorar formação

Desde março deste ano, conteúdos trabalhados estão direcionados à gestão, à ética e à segurança do paciente
Por Marília Rêgo – Assessoria Ebserh
26/07/2023 15h06 - Atualizado em 26/07/2023 às 15h08
Residentes durante treinamento em ressuscitação cardiopulmonar

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa, desenvolveu o Programa de Qualificação das Residências (PQR). A iniciativa busca aprimorar a formação profissional dos residentes e técnicos assistenciais em diversos aspectos relacionados à saúde integral.

A proposta foi implementada em março deste ano e consiste na aplicação de uma média de três conteúdos a cada mês, entre cursos e treinamentos relacionados aos pilares de gestão, ética e segurança do paciente.

Conforme explica o gerente de Ensino e Pesquisa, Eurico Lobo, o Programa foi pensado em sintonia com o Plano Diretor Estratégico e o Programa Selo de Qualidade Ebserh, em uma parceria com a Gerência de Atenção à Saúde. Tudo isso para pensar estratégias de aprimorar a formação dos estudantes com repercussão direta no atendimento qualificado ao paciente.

“Esta é uma proposta de educação continuada, de aperfeiçoamento e de atualização do conhecimento, em todas as áreas de intervenção. Esse Programa vai ao encontro da nossa visão institucional, ampliando e qualificando os cenários de prática e fomentando à pesquisa, à tecnologia e à inovação em saúde, com foco na assistência de alta complexidade”, ressaltou.

A chefe do Setor de Ensino, Monica Assunção, complementa que o PQR também estimula o campo da pesquisa. “Durante o primeiro ano, o residente recebe as orientações necessárias para executar o trabalho de conclusão de residência ao longo da permanência no HU”.

Aprendizado e impacto

Para a chefe da Unidade de Gestão da Pós-graduação, Stella Vasconcelos, o PQR “é essencial porque os temas abordados estão relacionados à assistência ao paciente, promovendo um impacto positivo neste atendimento”.

Stella reforça que no primeiro semestre já foram trabalhados temas como noções básicas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), registro seguro em prontuário, metas internacionais de segurança do paciente e prevenção de infecção de sítio-cirúrgico. Para os próximos meses, estão previstas as abordagens sobre assédio moral e sexual, a terapia nutricional do paciente crítico, diabetes gestacional, ciclo do sangue, entre outras.

A nutricionista Alanna Lira entrou este ano na Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso e tem experimentado as ações do Programa que, segundo ela, já se constituem como uma experiência de expansão do conhecimento e das práticas. “As temáticas abordadas foram altamente relevantes para o cotidiano hospitalar, preparando-me para enfrentar diversos desafios com confiança e compreensão. Sou grata pela oportunidade e pelo impacto positivo na minha vida profissional”, disse.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HU) da Ufal faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.