Ética profissional nas Engenharias será tema de palestra no Ctec

Evento será na quarta-feira, dia 2, no auditório do LCCV
Por Diana Monteiro -jornalista
31/07/2023 10h03 - Atualizado em 01/08/2023 às 15h20

A palestra A atuação e a importância da Ética dos Profissionais das Engenharias, marca mais um dia de atividades e de debates em torno dessa área de formação, sob a responsabilidade do Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas.

A unidade acadêmica, que pertence ao Campus A.C. Simões, agrega as graduações em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia do Petróleo e Engenharia Química.

O evento será na quarta-feira (2), de 11h às 12h50, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV). “A palestra objetiva apresentar à comunidade estudantil dos cursos de Engenharia da Ufal o seu conselho de classe e a importância da ética na atuação profissional”, destacou a professora e coordenadora do evento, Daysy Lira Oliveira Cavalcanti, engenheira civil e doutora em Ciências Hidráulica e Saneamento.

O evento tem a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agonomia (Crea-AL) e da Empresa Jr Proteq.

Contará com a participação da presidente do Crea, Rosa Tenório, e também palestras que tratam do Programa Descomplica do Crea, Comissão de Ética do citado Conselho, Crea Jr, Programa Mulher e da empresa parceira Jr Protec.

Na programação, estão previstas as palestras com foco no Programa Descomplica Crea e da Comissão de ética do Crea-AL. Também haverá apresentações do Crea Jr, Programa Mulher e da empresa Jr Proteq.

Sobre o Centro de Tecnologia

A história do Ctec da Ufal começa com a criação da Escola de Engenharia de Alagoas, em 1955, com a oferta do curso de Engenharia Civil. No decorrer das mais de seis décadas de existência, além da ampliação nas áreas de graduação e pós-graduação, é referência de formação qualificada de recursos humanos e de pesquisas de ponta.

Na ampliação da área de graduação, em 1989 começou a ofertar o curso de Engenharia Química, em 2006, o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, e, em 2011, o curso de Engenharia do Petróleo.

Atualmente, o Ctec conta com três programas de mestrado: Programa de Mestrado em Engenharia Civil e Estruturas (PPGEC), Programa de Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento (PGRHS) e Programa de Mestrado em Engenharia Química (PPGEQ).

A unidade acadêmica também mantém um Programa de Doutorado em Materiais, ofertado conjuntamente com docentes do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Instituto de Física (IF) e Instituto de Química e Biotecnologia (IQB).