Faculdade de Nutrição realiza simpósio sobre alergia alimentar

As inscrições estão abertas para submissão de trabalhos até o dia 18 de julho
Por Lenilda Luna - jornalista
30/06/2023 13h16

O grupo do projeto de Extensão Assistência ambulatorial em alergias e imunonutrição pediátrica (Alergnut), coordenado pela professora Myrtis Bezerra, da Faculdade de NUtrição (Fanut), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza, nos dias 27 e 28 de julho, o 1º Simpósio em Alergia Alimentar: uma abordagem multidisciplinar.

O evento é destinado aos estudantes de nutrição e áreas da Saúde interessados na temática de alergia alimentar. As inscrições para apresentar trabalhos na modalidade comunicação oral estão abertas até o dia 18 de julho. “Podem ser submetidos trabalhos originais e revisões sistemáticas”, avisa a organizadora.

No simpósio, a proposta é “discutir sobre as atualidades em alergia alimentar, abordando a importância da atuação multidisciplinar no tratamento das crianças diagnosticadas com o quadro. Além disso, o evento objetiva estimular a troca de conhecimentos e promover networking nas várias áreas da Saúde”, comunica a comissão organizadora.

Maria Izabel Andrade é coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica Materno Infantil e coordenadora adjunta do Simpósio. Ela destaca que o evento será uma excelente oportunidade para os alunos aprofundarem os conhecimentos na área de alergia alimentar. “Será um momento de atualização extremamente importante para a formação profissional. Com a proposta de ofertar palestras e mesas redondas, teremos discussões bastante enriquecedoras e fundamentais para a prática profissional e a tomada de decisões baseada em evidências”, destaca a professora.

A coordenadora do Simpósio, Myrtis Bezerra, ressalta a importância da atualização dos conhecimentos sobre a alergia alimentar em crianças e pretende que este evento tenha continuidade. “Objetivamos ser um canal para a educação e capacitação, fornecendo informações atualizadas sobre alergia alimentar em crianças, incluindo aspectos relacionados à sua epidemiologia, fatores de risco, manifestações clínicas, diagnóstico e opções de tratamento. O simpósio visa capacitar profissionais de saúde que atuam na pediatria a reconhecer, diagnosticar e gerenciar adequadamente a alergia alimentar em seus pacientes”, informa a coordenadora do Alergnut.

A programação preliminar inclui palestra da coordenadora do evento, Myrtis Bezerra, com o tema: Doenças atópicas na infância e terapia nutricional como tratamento coadjuvante: Há embasamento científico? A palestrante é graduada em Nutrição pela Ufal; mestre em Nutrição Humana, com área de concentração em epidemiologia dos agravos nutricionais (Ufal); doutora em Ciências da Saúde pela Fiocruz de Pernambuco; e pós-graduanda em Nutrição Hospitalar pelo Instituto de Pesquisa Israelita Albert Einstein.

Outros temas que serão abordados no simpósio são: Diagnóstico das alergias alimentares na prática clínica: dos sinais clínicos a interpretação laboratorial; Manejo nutricional das alergias e doenças atópicas na infância; Manejo nutricional do APLV na UTI Neonatal: Principais manifestações clínicas do prematuro e terapia nutricional recomendada; Mitos e verdades sobre alergias alimentares na infância.

Link para o formulário de inscrição dos trabalhos aqui