Grupo de acústica física abre seleção para pós-doc na França

Serão dois selecionados; inscrições vão até dia 5 de maio
Por Ascom Ufal
26/04/2023 16h11

O Grupo de Acústica Física da Universidade Federal de Alagoas (GAF/Ufal), em parceria com o Institut d'électronique de microélectronique et de nanotechnologie (IEMN, França) está procurando candidatos altamente qualificados para duas bolsas de pós-doutorado no IEMN.

Segundo o coordenador do projeto, professor Glauber T. Silva, os bolsistas terão a oportunidade de desenvolver e trabalhar com chips de acustofluídica de última geração, combinados com nanobiossensores, métodos de detecção óptica e espectroscopia Raman, para manipulação sem contato e monitoramento de células e nanopartículas.

“Os chips serão usados como plataforma para ensaios celulares, estudo de fármacos e diagnóstico de doenças. Além disso, o projeto se baseia em uma sólida base teórica, experimental e tecnológica desenvolvida pelo GAF/Ufal e IEMN em acustofluídica. Os bolsistas selecionados terão acesso a infraestrutura de ponta em nanotecnologia no IEMN, para fabricação de chips e síntese de micro/ nanobiossensores”, explica.

A parceria está sendo desenvolvida no “Sistemas de Acustofluídica Integrados a Micro/nanobiossensores para Aplicações em Ciências da Vida” (Capes-Cofecub). Para inscrição, basta enviar o histórico da pós-graduação junto com uma carta contendo uma breve descrição de sua pesquisa nos últimos quatro anos. Os documentos devem ser enviados por e-mail para Joyceane Alves (joyceane.ao@gmail.com) com título “Posdoc GAF-IEMN”.

As bolsas tem duração entre 6 a 10 meses e serão iniciadas em setembro de 2023. “Se você é um profissional com doutorado apaixonado por pesquisa multidisciplinar envolvendo nanotecnologia e ciências da vida, e tem sólida formação em física, química, engenharias, biotecnologia e áreas afins, então esta pode ser a oportunidade que você estava procurando! Candidate-se agora para uma das duas bolsas de pesquisa de pós-doutorado disponíveis e faça parte desta equipe de pesquisa de ponta”, convida o professor.