Ciência da Informação apresenta pesquisas realizadas na Pós-graduação

4º Siti é realizado no formato híbrido e conta com palestras nacionais e internacionais; programação prossegue até sexta-feira
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
27/04/2023 14h54 - Atualizado em 28/04/2023 às 08h39

Inteligência artificial (IA) e desinformação nortearam a conferência de abertura do 4º Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti), na noite dessa quarta-feira (26), evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Ufal. A programação do Siti prossegue até sexta-feira (28) e é realizada de forma híbrida, com atividades on-line e presenciais. Para conferir, acesse o site

A conferência internacional foi ministrada no formato virtual pelo pesquisador Jonathan Hernández Pérez, do Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información,  da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), e contou com a participação de estudantes, professores e egressos do PPGCI, além de profissionais com interesse na temática.

Em sua apresentação, o pesquisador destacou os potenciais da IA e falou sobre as diferentes narrativas que envolvem o tema. “Há quem resuma a inteligência artificial a máquinas ou robôs que vão controlar o ser humano”, comentou.

Hernández Pérez salientou as possibilidades da tecnologia, podendo ser utilizada para resolver desde problemas comuns presentes em rotinas domésticas, por exemplo, até os mais complexos. E ressaltou que, entre as vantagens da IA, estão os potenciais para promover o acesso à informação e à liberdade de expressão. Ele defendeu usar a inteligência artificial para promover a cidadania.

Por outro lado, ao falar sobre o perigo da desinformação, o pesquisador alertou sobre o surgimento de teorias da conspiração nas redes sociais, notadamente na pandemia de covid-19, e que, com o avanço tecnológico, o “conteúdo falso está ficando cada vez mais realista”.

A primeira noite de palestras do Siti 2023 também contou com a apresentação “Ideias inovadoras para o sucesso de eventos: o caso da plataforma Doity”, de Uziel Barbosa, CEO e fundador da referida plataforma. Barbosa compartilhou com os participantes como surgiu a empresa e os desafios enfrentados, sobretudo, durante o período da pandemia.

Siti 2023 continua hoje e amanhã

Nesta quinta-feira (27), às 14h, no Auditório da Reitoria da Ufal, a programação do Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti) prossegue com o início das apresentações presenciais das pesquisas qualificadas ou defendidas pelos discentes e egressos do PPGCI. O evento é aberto ao público.

Já no período da noite, a partir das 19h, será realizada a mesa-redonda “A produção de patentes nas universidades públicas brasileiras”, com os pesquisadores Jonas Aron Cardoso Diniz e Maria de Fátima Pinto Coelho. Ainda na quinta-feira, serão realizadas as palestras “Proposta organizacional de confronto à leniência da ciência aberta em universidades públicas”, com Nivaldo Calixto Ribeiro; e “Deixando a intuição de lado: como os dados podem ajudar a tomar decisões mais informadas e precisas”, com Ana Madalena Sandes e Henrique Soares. As palestras serão no formato on-line e podem ser acompanhadas no canal do PPGCI no Youtube.

Na sexta-feira (28), último dia do evento, também haverá apresentações orais de trabalhos do PPGCI, no auditório da Reitoria, a partir das 14h. Às 19h, no canal do PPGCI, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação: o papel das universidades na produção de conhecimento e das políticas de comunicação e divulgação científicas”, com Dalgiza Andrade Oliveira. O encerramento écom a palestra internacional “Contribuciones teóricas y metodológicas de la análisis de dominio en Ciências de la Información”, com Daniel Martínez Ávila, da Universidad de León, Espanha.

Mais sobre o evento

Na edição 2023 do evento, foi iniciado o processo de internacionalização das atividades do PPGCI da Ufal e o Siti passará a ser Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti). A perspectiva é ampliar a integração da pós-graduação aceitando trabalhos de discentes da graduação de Biblioteconomia, Administração e Comunicação.

Na solenidade de abertura do 4º Siti, a professora do PPGCI e organizadora do evento, Rosaline Mota, destacou a importância dessas mudanças e as possibilidades que surgirão ao tornar o seminário internacional.

O coordenador do PPGCI, professor Edivanio Duarte de Souza, afirmou que a finalidade do Siti é realizar a divulgação das pesquisas em andamento, materializando o conjunto de atividades do programa. “São temáticas caras que serão abordadas durante os dias do evento. É uma forma de apresentar à sociedade as pesquisas e os trabalhos que estamos realizando”. E ressaltou: Queremos ampliar o evento com outras instituições e procurar desenvolver parcerias, estabelecer um espaço profícuo para o desenvolvimento de estudos na área da Ciência da Informação”.