Unesp e Ufal aprovam projeto de pós-doutorado que contempla curso de Medicina

Programa será desenvolvido pela Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal, sob a coordenação da professora Ângela Canuto
Por Diana Monteiro - jornalista
17/02/2023 14h11 - Atualizado em 23/02/2023 às 15h33

Desenvolvimento de atividades interdisciplinares entre os três eixos do curso de Medicina de uma universidade pública, é o projeto do Programa do Pós-doutorado aprovado recentemente pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), a ser executado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com a coordenadora Ângela Canuto, o projeto se inicia com a discussão de uma disciplina obrigatória no curso de Medicina na instituição alagoana, denominada Humanidades em parceria com os cursos de Psicologia e Filosofia.

Conforme o projeto, será feita a interdisciplinaridade entre os três eixos que sustentam o currículo do curso de Medicina que são: o Eixo de Aproximação à Prática Médica e a Comunidade; o Eixo de Desenvolvimento Pessoal; e o Eixo Teórico Prático que, segundo a Canuto, em alguns momentos terão atividades docentes conjuntas com ênfase, também, na Curricularização da Extensão.

O primeiro eixo, desenvolve o raciocínio e a construção de práticas em contextos reais, o segundo, visa a formação interpessoal do aluno como pessoa e cidadão, e o terceiro eixo,  integra os conteúdos e direciona a atenção do médico no processo saúde-doença. Ao destacar a importância da aprovação do projeto, Ângela reforça a interdisciplinaridade das ações:

“O Programa de Pós-doutorado será desenvolvido pela Famed, porém fazendo a interdisciplinaridade com várias áreas da saúde, inclusive uma, a psicologia, com a qual já nos reunimos. Buscamos a interdisciplinaridade, tema da educação que é uma pauta mundial”, diz a coordenadora, que pertence ao corpo docente da unidade acadêmica instalada no Campus A. C. Simões, onde atualmente também ocupa o cargo de diretora.

Mestre em Educação em Saúde, pela Universidade de São Paulo (USP) com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), sobre a importância do futuro programa, a professora Ângela acrescenta que “consiste desenvolver, no âmbito da instituição, uma cultura de inter-relações onde várias unidades acadêmicas trabalharão em equipe com a participação dos discentes”.

Autora de vários artigos científicos e com seis livros publicados, ela é egressa da Ufal e ministra na Famed as disciplinas Gastroenterologia e História da Medicina.

Perfil

O Curso de Graduação em Medicina da Ufal  tem como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

A missão do curso é ser pólo de transformação social e excelência acadêmica, por meio da formação do profissional médico para a assistência e pesquisa, voltado para a atenção à saúde individual e coletiva, dentro de princípios éticos, humanísticos e da integralidade das ações.