Ufal é destaque na Amazônia Science com pesquisa sobre intoxicação por plantas

Revista científica contemplou artigo que aborda a difusão da temática nas redes sociais de um projeto de extensão
Por Manuella Soares - jornalista
18/12/2023 14h28 - Atualizado em 18/12/2023 às 16h40

Um artigo produzido pelo Centro de Informações Toxicológicas da Ufal (Citox) foi recém-publicado na revista Amazônia Science & Health. O periódico científico eletrônico é classificado como Qualis B1, considerado de excelência nacional.

A publicação intitulada Intoxicação por plantas em Alagoas: investigação e popularização da ciência por meio da educação em saúde nas mídias sociais é fruto das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Toxicologia (GPTox) e das ações de extensão e difusão científica do CITox enquanto Programa de Extensão.

O artigo foi desenvolvido por estudantes sob a orientação de professores e, depois aceito pela revista, foi avaliado pela comissão de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF-Ufal) e aprovado como TCC de uma das coautoras.

O corpo editorial listou o artigo como o primeiro da sequência dessa edição da revista. O trabalho realizou um levantamento sobre as intoxicações por plantas no Brasil e em Alagoas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para deixar acessível nas mídias sociais do Citox.

De acordo com o artigo, de 2012 a 2022 foram registrados mais de nove mil casos de intoxicações exógenas por plantas no Brasil, sendo 2.231 apenas na região Nordeste e 387 no estado de Alagoas, com o maior número de casos entre adultos de 20 a 39 anos e crianças até 4 anos. Os pesquisadores também divulgaram informações sobre as plantas prevalentes em Alagoas para prevenir agravos de notificação.

“Nos sentimos felizes com essa projeção e, especialmente, com a publicação em si, uma vez que o fazer cotidiano da equipe do Citox é trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável, além de complementar competências de diferentes áreas do conhecimento para culminar na popularização da Toxicologia, da Ciência. Com essa publicação, temos mais um reconhecimento nacional de que a pesquisa-ação desenvolvida por nosso Grupo é uma estratégia exitosa”, comemorou a professora Aline Fidelis.

Confira aqui o trabalho na íntegra.

Trabalho do Citox

O Centro de Informações Toxicológicas da Ufal (Citox) atua desde 2009 e é vinculado ao Grupo de Pesquisa em Toxicologia (GPTox/CNPq). O objetivo do programa de extensão é divulgar informações toxicológicas para a sociedade a fim de promover a popularização da ciência e a saúde das pessoas.

Os dois principais projetos em andamento são: Citox nas Escolas, que contempla as redes pública e privada de ensino básico, e Citox nas Mídias, que ganhou força na pandemia, mas já existe desde 2014.

O Citox envolve estudantes de graduação da área de saúde, em especial da disciplina de Toxicologia do curso de Farmácia e de estudantes do mestrado (PPGCF-Ufal) do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), além de docentes da Ufal e parcerias estratégicas com docentes de outras instituições de ensino superior.

Atualmente está ofertando uma Ação Curricularizada de Extensão (ACE) para o curso de Farmácia que tem como público-alvo os estudantes da área de saúde e de outras áreas do conhecimento, a exemplo da comunicação, educação e psicologia.