Ufal abre 20 vagas para mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia

Interessados podem se inscrever até 15 de janeiro; são 10 vagas para cada modalidade
Por Deriky Pereira – jornalista
22/12/2023 13h40 - Atualizado em 22/12/2023 às 13h41

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São 20 vagas ofertadas, sendo 10 para cada modalidade, e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 15 de janeiro.

Para o mestrado, podem se inscrever os portadores de diploma de graduação nos cursos de Química ou Biotecnologia ou áreas afins, tais como Física, Farmácia, Biologia, Bioquímica, Ciências Agrárias/Agronomia, Engenharia Química, Geologia e Ciências da Natureza. Já para o doutorado, podem se inscrever aqueles que tenham titulação de mestre. Concluintes (tanto da graduação, para o mestrado; como do mestrado para o doutorado) também podem se inscrever, mas devem comprovar a conclusão do curso antes da matrícula.

Sobre o processo seletivo

Das vagas ofertadas para os cursos de mestrado e de doutorado, uma é destinada para negros; uma para indígenas e uma para Pessoas com Deficiência, uma para pessoas trans (Transgêneros, transexuais e travestis), refugiados e assentados visando atendimento da política de ação afirmativa na pós-graduação, de acordo com a Resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni). Além disso, outras três vagas serão destinadas à modalidade de ampla concorrência.

Além disso, toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra no item 3 de cada um dos editais disponíveis em anexo no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados, e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais, impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos e também não será aceita a inclusão de qualquer documento após a inscrição.

Informações adicionais

Conforme os editais, o resultado final de ambos os cursos deve ser divulgado até o dia 8 de março e a matrícula institucional dos candidatos aprovados será feita a partir do dia 11 do mesmo mês na secretaria do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB).

O início do semestre letivo está previsto para a semana seguinte, em 18 de março. Veja mais detalhes sobre os cursos nos editais disponíveis em anexo. Mas você também pode escrever para ppgqb@iqb.ufal.br ou ainda pelo telefone: (82) 3214-1144.