Sorriso de Plantão recebe menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça

Projeto foi premiado por na categoria Universidade por suas atividades desenvolvidas nos hospitais
Por Ascom Ufal com Kelwin Odilon – jornalista
12/12/2023 12h28
Professor da Famed Ufal, Claudio Soriano, orientador do Sorriso de Plantão recebe o prêmio do CNJ

O Projeto Sorriso de Plantão recebeu menção honrosa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na categoria Universidade por suas atividades desenvolvidas em hospitais de Maceió. A solenidade ocorreu na sede do CNJ, em Brasília, nesta segunda-feira,11, e contou com a participação do orientador do projeto, professor Claudio Soriano, que dedicou a conquista a todos que integram ou já fizeram parte da família Sorriso de Plantão.

“Receber este reconhecimento de âmbito nacional, como o Prioridade Absoluta, reforça ainda mais a importância de atividades terapêuticas, como a presença dos palhaços de hospitais, no processo de cura de pacientes clínicos e oncológicos, tanto na saúde física quanto no bem-estar emocional”, declarou o docente da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Sobre a premiação

A premiação tem como objetivo reconhecer projetos e ações que promovem atividades voltadas à valorização do respeito às crianças, adolescentes e jovens, com a prioridade absoluta determinada na Constituição Federal e nas leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância.

Ao todo, são oito categorias reconhecidas por suas atividades desenvolvidas: tribunais, magistratura, órgãos do Sistema de Justiça, Poderes Executivo e Legislativo, sociedade civil organizada, empresas e universidades.

Sobre o projeto

O projeto de extensão Sorriso de Plantão desenvolve suas atividades há 21 anos nos hospitais de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio de Farias Auto (HEHA), Oncologia Pediátrica da Santa Casa, Hospital da Criança e Hospital Metropolitano.

Inicialmente voltado para estudantes da área de saúde da Ufal, o projeto gradualmente abriu suas portas para alunos de diversas graduações e expandindo-se para outras faculdades. Essa expansão reflete a visão de que o trabalho desenvolvido se baseia na solidariedade, algo independente da profissão que se exerce.

Pioneiro no campo de Promoção à Saúde na Atenção Terciária em Alagoas, o projeto está inserido na rede nacional de palhaços de hospital e já participou no grupo de pesquisa da Federação Europeia de Palhaços de Hospital (EFCHO), se mantendo sempre em atualização continuada e permanente.

Além disso, o Sorriso de Plantão tornou-se uma referência significativa para a Universidade, com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas de alto impacto, influenciando, também, trabalhos de conclusão de curso, residências, mestrados e doutorados.

Conheça mais sobre o projeto aqui.