Projeto de extensão lança guia prático sobre tratamento de insônia e ansiedade

Publicação deve auxiliar jovens através do uso terapêutico de plantas medicinais
Por Ascom Ufal com Kariny Marinho - estudante de Relações Públicas
06/12/2023 13h30 - Atualizado em 06/12/2023 às 13h31

Para difundir informações sobre os transtornos alimentares entre jovens, o projeto de extensão Plantando Saúde: saberes e práticas para promoção da saúde em uma escola estadual de Alagoas desenvolveu um guia prático – com linguagem acessível – na Escola Estadual José da Silveira Camerino, com o objetivo de auxiliar jovens no tratamento de ansiedade leve e insônia.

Dada a crescente preponderância desses problemas na adolescência, os integrantes do projeto realizaram uma roda de conversa e oficina para levantar tais questões e entregar o guia aos estudantes. Além disso, também foram apresentadas abordagens terapêuticas alternativas para o tratamento da ansiedade, frequentemente relacionada aos transtornos alimentares, destacando a importância de sua utilização de forma racional.

O guia desenvolvido pelos estudantes é parte de projeto que constitui uma das iniciativas do Programa da Liga Acadêmica de Ativos Naturais (Liaana) do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF) da Ufal. O projeto também busca promover a valorização dos conhecimentos populares e facilitar o acesso a informações científicas respaldadas por agências reguladoras.

Financiado pelo Programa de Fomento a Atividades Extensionistas (Profaex), o projeto é composto pelas professoras Sâmia Silva e Êurica Ribeiro – ambas do Instituto de Ciências Farmacêuticas –, o técnico administrativo do ICF, Jilvon Barros, e a professora da Escola Estadual, Mirtes Correia.

Além desses membros, o projeto conta ainda com a participação da estudante do curso de Nutrição e bolsista do Profaex, Lavínia Alves e tem ainda quatro estudantes do curso de Farmácia, são eles: Alline de Oliveira, Jaciane da Silva, Milena de Souza e Thiago Dutra.