Mestrado e doutorado em Engenharia Civil estão com inscrições abertas

São 21 vagas e os candidatos podem realizar inscrição pelo Sigaa até o dia 21 de janeiro
Por Deriky Pereira – jornalista
22/12/2023 12h18 - Atualizado em 22/12/2023 às 12h18

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Civil com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São 21 vagas ofertadas, sendo 16 para o mestrado e 15 para o doutorado, e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 21 de janeiro.

Para o mestrado, podem se inscrever os portadores de diploma de graduação nos cursos de Engenharia; já para o doutorado, aqueles que tenham titulação de mestre e graduados na área da Engenharia. Concluintes (tanto da graduação, para o mestrado; como do mestrado para o doutorado) também podem se inscrever, mas devem comprovar a conclusão do curso antes da matrícula.

Tanto o mestrado quanto o doutorado têm quatro linhas de pesquisa, são elas: Métodos Computacionais, Mecânica de Materiais e de Estruturas, Novos Materiais e Materiais Não Convencionais e Estruturas e Geomecânica do Petróleo. A distribuição de vagas para cada curso e sua linha de pesquisa, além dos professores-orientadores pode ser vista nas páginas 3, 4 e 5 do edital.

Distribuição de vagas

Conforme o edital, as vagas ofertadas para o curso de mestrado serão assim distribuídas: nove vagas à ampla concorrência; três vagas para candidatos negros (pretos e pardos), uma vaga para servidores públicos da Ufal em exercício; uma para indígenas, uma para pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis), refugiados ou assentados e uma para Pessoas com Deficiência (PcD).

Já para o curso de doutorado, a distribuição será da seguinte forma: oito para candidatos da modalidade de ampla concorrência; três vagas para candidatos negros (pretos e pardos), uma vaga para servidores públicos da Ufal em exercício; uma para indígenas, uma para pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis), refugiados ou assentados e uma para Pessoas com Deficiência (PcD).

A atribuição de vagas para candidatos cotistas segue orientação prevista na Resolução n° 82/2022 e na Resolução n° 37/2022, ambas homologadas pelo Conselho Universitário (Consuni).

Informações adicionais

Cabe reforçar que toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra no item 9 do edital no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição apenas no formato PDF. A falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais, impedirá o deferimento da inscrição. Além disso, não serão aceitos documentos impressos e a inclusão de qualquer documento depois que o candidato se inscrever não será permitida. E mais: não será cobrada taxa de inscrição para ambos os processos seletivos.

O resultado final deve ser divulgado até o dia 22 de março de 2024. A matrícula será realizada na secretaria do curso situada no prédio do Centro de Tecnologia (Ctec), no Campus A.C. Simões, em Maceió, em período e horário a ser divulgado junto à publicação do resultado final das respectivas seleções. Já o começo das aulas está previsto para o mês de abril.

Para saber mais acesse o edital no final desta página. Outras informações também podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: ppgec@ctec.ufal.br, na secretaria do programa às segundas, quartas e sextas das 13h às 18h; terças e quintas, das 7h às 13h ou ainda pelo telefone (82) 3214-1863.