Feac comemora aprovação de estudantes em mestrados e doutorado conceituados

Professor Carlos Everaldo considera as aprovações um indicador da qualidade do curso de Administração
Por Lenilda Luna - jornalista
22/12/2023 11h47

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oferece 38 programas de pós-graduação, para os estudantes dos cursos de graduação que querem continuar a formação acadêmica, mas também acompanha as aprovações dos seus egressos em programas de outras Universidades.

Assim, o professor Carlos Everaldo, do curso de Administração da Ufal, anunciou com muita satisfação a aprovação de Lucas Amorim no doutorado da Universidade do Ceará e de Janaina Gomes em dois programas de mestrado: na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Lucas Amorim concluiu a graduação em Administração em 2020. “Durante minha graduação, atuei como monitor da disciplina de Estatística por três anos, de 2014 a 2017, e participei de cinco ciclos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de 2014 a 2019. Nos ciclos de 2015, 2016 e 2017, fui agraciado com um prêmio de excelência acadêmica em cada um, totalizando três prêmios”, informa o egresso da Ufal.

Lucas agradeceu ao professor Carlos Everaldo pelo acompanhamento da continuidade da formação acadêmica e ao professor Anderson Dantas pela orientação na monitoria do Pibic. Outro fator importante durante os estudos, destacado por Lucas foi a participação na empresa júnior JRS Consultoria, em 2016, e o estágio na Pró-Reitoria de Gestão Institucional (Proginst), em 2018.

Segundo Lucas, todas essas participações em atividades além da sala de aula foram fundamentais para a formação dele. “O período mais significativo foi minha participação no Pibic, onde aprimorei minhas habilidades acadêmicas e contribuí com projetos de pesquisa relevantes para a Feac e a sociedade, despertando meu interesse pela carreira acadêmica e docência”, ressalta o estudante.

Após concluir a graduação em 2020, Lucas participou do processo seletivo para o mestrado em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará (UFC), ingressando no curso em 2021. “No último ano do mestrado, aspirei compartilhar o conhecimento adquirido com alunos de Administração da Ufal, por isso solicitei a abertura do processo para me tornar docente voluntário, na faculdade onde fiz minha graduação”, narra Lucas.

Lucas lecionou Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade e Estatística, na turma de Administração. “Escolhi essas disciplinas devido à minha especialização em pesquisa quantitativa. Posso afirmar que aprendi muito com os alunos, que tornaram essa experiência de ensino em sala de aula muito enriquecedora”, destaca o egresso de Administração da Ufal.

Mesmo com o mestrado em andamento, praticamente finalizado, Lucas participou do processo seletivo para o doutorado na mesma instituição (UFC) e foi aprovado em segundo lugar no programa em Administração e Controladoria, com foco em Marketing, Consumo e Sustentabilidade. “Vou iniciar o doutorado em fevereiro, buscando, posteriormente, uma vaga no doutorado sanduíche. Minha expectativa é concluir o doutorado em 2027 e retornar à Ufal, como docente efetivo”, planeja Lucas.

Dupla aprovação em Mestrado

A estudante Janaína Gomes entrou no curso de Administração da Ufal no segundo semestre de 2018, no turno noturno, e concluiu o curso no tempo regular de cinco anos, em outubro de 2023, no fluxo padrão. “Acredito que minha experiência nas diferentes oportunidades proporcionadas pelo curso foi fundamental para meu desenvolvimento acadêmico. Destaco o envolvimento em pesquisas e atividades de extensão, as quais considero de extrema importância”, ressalta a estudante.

Ao longo de dois anos consecutivos, Janaína participou ativamente do Pibic, contribuindo também para outras pesquisas, sendo algumas delas interdisciplinares. “Além disso, colaborar em variadas atividades de extensão, muitas delas conduzidas pelo professor Carlos Everaldo, foi enriquecedor. Essas experiências não apenas ampliaram minha visão acadêmica, mas também despertaram um interesse crescente em seguir com a pesquisa após a conclusão do curso de administração”, narra Janaina.

Janaína destaca o apoio recebido pelos professores para dar continuidade à formação acadêmica. “Fui fortemente incentivada pelo meu orientador, Rodrigo Gameiro, e pelo professor Carlos Everaldo. Eles não apenas me orientaram, mas também forneceram as instruções e o suporte necessários para os exigentes processos seletivos. A aprovação em duas instituições representou um esforço árduo, com preparação intensiva desde janeiro de 2023, envolvendo muito estudo e dedicação”, comemora a estudante.

Sobre a aprovação nos mestrados, Janaína destaca ainda a importância da construção cuidadosa do currículo ao longo da graduação, “Isso foi crucial para o sucesso alcançado. Não posso deixar de mencionar também o valioso apoio dos professores do curso de Administração, cujo estímulo constante foi fundamental”, ressalta a egressa da Ufal.

Aprovada em dois programas de Mestrado, a Janaína comemora. “Receber a notícia foi uma alegria enorme! A aprovação nos mestrados foi resultado de uma longa construção ao longo do curso, então quando o resultado chegou eu sorri de alívio, alegria e gratidão”, festejou a estudante, que já escolheu, entre as duas opções, o mestrado na FGV.