Faculdade de Letras abre inscrição de trabalhos para revista de literatura e artes

Luminescências recebe projetos de quem se aventura no campo artístico até o dia 19 de janeiro
Por Deriky Pereira – jornalista
22/12/2023 10h18

A Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas até 19 de janeiro as submissões de projetos dos mais variados campos artísticos para publicação na Luminescências, uma revista de literatura e outras artes. O projeto é fruto de uma Atividade Curricular de Extensão (ACE) ministrada pelo professor Antônio Carlos Sobrinho no 2º período do curso de Letras Português e visa atingir não só a comunidade universitária, mas também a toda a sociedade.

“Somos 13 pessoas, sendo 12 alunos e o professor, muito preocupados com linhas marginalizadas. O outro lado do que não é visto. O lado ignorado. Nos foi proposto esse projeto para que realmente conseguíssemos abranger aqueles que gostariam muito de eternizar sua produção artística, e tivessem algum reconhecimento futuro. Nem todo ser vive de teoria e do rigor. É preciso pascer a vista com arte e cultura”, refletiu Igor Ribeiro, um dos estudantes envolvidos no projeto.

Podem ser enviados os seguintes produtos: uma minibio, que é um texto curto e objetivo de apresentação de até cinco linhas; foto pessoal para ser veiculada junto ao texto e produções artísticas das mais variadas, tais como: poema, microconto (onde cada artista pode enviar quantos quiser) conto (podendo ser um com até cinco páginas), crônicas (de até duas páginas), cartas artísticas (de até três páginas), fotografias, desenhos, pinturas ou tatuagens (sendo até quatro imagens), produções de moda (duas imagens), audiovisuais e performance.

“A Revista não se responsabiliza por hospedar o arquivo em nenhuma plataforma de streaming. Por isso, cabe a cada artista fornecer um link para acesso ao material em plataforma pública e gratuita. Além disso, publicará um QR-Code direcionando o leitor para acesso ao material e, além do link, cada artista deverá enviar quatro imagens do material e um breve release de, no máximo, meia página do material, bem como os créditos de todas as pessoas envolvidas em sua produção”, explicam os organizadores.

Os materiais enviados precisam ser inéditos, ou seja, trabalhos que não tenham sido publicados em suportes registrados. Se já tiver sido veiculado em redes sociais, por exemplo, será aceito. A confirmação, por sua vez, será feita via e-mail do candidato. Cabe reforçar que a publicação feita na revista Luminescências não gera qualquer remuneração para as pessoas que tiverem seus arquivos publicados.

“Ao enviar o material para a Revista, cada artista deverá assinar, no formulário de envio, um termo que autoriza a publicação de sua arte em Luminescências. A Revista não retém direitos autorais, de modo que cada artista está livre para republicar seu material. Uma vez publicado, no entanto, a Revista não excluirá, em nenhuma situação, o material nela veiculado”, complementam os organizadores do projeto.

Conheça mais sobre o projeto aqui.