Egressa da Ufal integra gestão do Conselho Federal de Veterinária

Médica veterinária Evelynne Marques Melo é uma das conselheiras que representam a maior participação feminina na história do Conselho
Por Ascom Ufal
20/12/2023 13h32 - Atualizado em 20/12/2023 às 14h19
Médica veterinária Evelynne Marques Melo é uma das conselheiras que faz parte da gestão com a maior participação feminina na história do CFMV.

A nova gestão do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), período 2023-2026, vai ser conduzida pela médica veterinária Elisa Fernandes de Souza Almeida, a primeira mulher a presidir o Conselho. E esse momento histórico vai contar com a participação de uma egressa da Unidade de Ensino Viçosa da Ufal, Evelynne Marques Melo, eleita umas das conselheiras da atual gestão. A posse foi realizada no último dia 15 de dezembro.

“Além da doutora Ana na diretoria como presidente, a gestão 2023-2026 é a que terá a maior participação feminina na história do Conselho com seis mulheres, sendo uma presidente e outras cinco conselheiras. Nas gestões anteriores esse número nunca ultrapassou duas. É um momento histórico. Sinto-me honrada em fazer parte desse momento”, destaca Evelynne.

E acrescenta: “A nossa gestão retrata a mudança no perfil da Medicina Veterinária. Hoje, as mulheres representam 58% dos profissionais inscritos e atuantes no país. Esse crescimento também é refletido em nossa equipe. As mulheres estão participando mais ativamente do dia a dia do Sistema CFMV/CRMVS. É, de fato, um novo momento e estamos muito felizes e orgulhosos de fazer parte dele”.

Ao explicar o processo de escolha, a conselheira relata que consiste em uma indicação dos conselhos regionais e a eleição é para a chapa junto com a candidata à presidência. Entre os requisitos, é preciso estar atuante na profissão, ter disponibilidade para trabalhar de modo específico com as tarefas de legislações da profissão e de outras que no país intercederem nas atividades da medicina veterinária e da zootecnia.

“Cada conselheiro tem sua história de experiência em alguma área. Minha experiência e minha dedicação serão nas abrangências com clínica e cirurgia de cães e gatos e com área de política pública, a qual sou doutoranda atualmente”, diz ela. Evelynne é médica veterinária e mestre em Ciência Animal pela Ufal com estudos de referência na área. Para saber mais, acesse o site.

Envolvida em várias frentes da profissão, Evelynne fala da oportunidade de poder atuar no CFMV em busca de melhorias para os profissionais e para a sociedade. “Minha expectativa é, acima de tudo, de muito aprendizado, pois estarei junto a profissionais muito experientes. Muitos já foram presidentes de regionais. Além disso, tenho enorme prazer em me envolver em tudo que diz respeito à minha profissão, à valorização, a esse olhar atento aos serviços prestados à sociedade. Já tenho essa atenção desde a época de graduação, então recebo essa oportunidade como um presente! Vou honrar cada atividade”, garante.

Oportunidades de atuação no ambiente acadêmico da Ufal

Desde a graduação, Evelynne foi uma discente reconhecida por aproveitar as muitas oportunidades de atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão encontradas na Ufal. Experiências proporcionadas pela Universidade e que possibilitaram o desenvolvimento de habilidades, abrindo o leque de atuação profissional.

Ano que vem tem inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e caso tenha interesse em saber mais sobre o curso de medicina veterinária da Ufal, clique aqui. Já as informações sobre o mestrado em Ciência Animal podem ser consultadas aqui.