Centro de Inclusão Digital abre inscrições para cursos on-line de verão

Padlet, ChatGPT e Lei Geral de Proteção de Dados são temas das aulas que acontecerão em janeiro
Por Deriky Pereira – jornalista
26/12/2023 10h21

O recesso acadêmico chegou, mas… Se além daquele bom descanso você procura oportunidades de aprendizado ou qualificação e com emissão de certificados, não pare de ler este texto. É que o Centro de Inclusão Digital (CID) do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas as inscrições para três cursos de verão e o melhor: são todos na modalidade on-line, ou seja, você pode acompanhar as aulas de qualquer lugar.

Um dos cursos será o de Padlet, que conta com inscrições abertas até o dia 6 de janeiro e tem carga de 18 horas. Nas aulas, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre a ferramenta que utiliza todo o poder de colaboração e organização de estudos a partir da criação de painéis dinâmicos, do compartilhamento de recursos e da transformação da experiência de aprendizado. As aulas serão nos dias 8 e 9 de janeiro, das 19h às 22h, por meio do Google Meet e a entrega da atividade final será no dia 15.

O minicurso ChatGPT: Diálogos Inteligentes para Produtividade recebe inscrições até 8 de janeiro e tem carga de 16 horas. Nele, será possível descobrir a tecnologia revolucionária por trás do ChatGPT e como ela vem mudando a interação com a tecnologia, dominar a arte de criar prompts eficientes e diálogos personalizados, aprender a maximizar sua produtividade com plugins e extensões e muito mais. As aulas serão de 9 a 12 de janeiro, das 19h às 22h, por meio do Google Meet.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também é tema de outro minicurso que recebe inscrições até 15 de janeiro. Nele, os participantes vão aprender a aplicar a LGPD em situações do dia a dia, compreendendo como ela afeta suas ações e interações pessoais e profissionais, entender a importância do tratamento de dados pessoais para proteger os indivíduos de exposições abusivas ou desnecessárias de seus dados e explorar os conceitos essenciais da LGPD, incluindo seus princípios e requisitos fundamentais.

Além disso, também será possível conhecer o que é previsto em termos de direitos de uso, papéis e responsabilidades dos envolvidos e as definições de privacidade de dados previstas na lei, conhecer as principais ameaças e entender como proteger seus dados pessoais e dados pessoais sensíveis e muito mais. As aulas serão de 16 a 19 de janeiro, também das 19h às 22h, por meio da plataforma Google Meet.

Cabe reforçar que os cursos são abertos ao público, mas estudantes da Ufal são considerados como prioridade no ato das inscrições. As vagas são limitadas. Acompanhe outras informações sobre os cursos e sobre o Centro de Inclusão Digital aqui.