Alunos de Penedo produzem vídeos para divulgar trabalho de mulheres quilombolas

Associações ganharam apoio de projeto de extensão da Ufal e coordenadora vai pedir apoio à Prefeitura
Por Manuella Soares - jornalista
20/12/2023 14h17 - Atualizado em 02/01/2024 às 10h20

Elas querem vitrine. Elas empreendem com amor e agora precisam ser vistas. A ajuda pra isso veio pelo curso de Turismo da Ufal em Penedo, a partir do projeto de extensão Mulheres Quilombolas dos povoados Tabuleiro dos Negros e Sapé: empreendedoras e mantenedoras da tradição. Alunos e professores produziram vídeos para divulgar o trabalho dessas mulheres e contam com a ajuda da população para “viralizar”.

O projeto é coordenado pela professora Fabiana Oliveira com apoio dos docentes Cleidijane Siqueira, Éder Danilo, Silvana Pirillo e Renata Lima. A ideia foi pensada em sala de aula, nas disciplinas de antropologia e turismo, e cultura popular e turismo, em seguida executada durante as visitas às comunidades com duas associações de mulheres - a Associação das Divas do Sapé e a Associação das Mulheres Guerreiras, Sapé e Tabuleiro.

“A primeira visita foi para conhecer o trabalho delas, degustamos os produtos, compramos bolos, sequilhos, tudo o que elas produzem. Na segunda vez nós definimos com as mulheres o que era mais necessário para elas naquele momento, e elas indicaram que sentiam falta dessa possibilidade de divulgação do trabalho delas, sentiam falta de aparecer mesmo, para ampliarem a possibilidade de demanda dos serviços”, explicou a professora Fabiana.

Foi assim que cada associação ganhou um vídeo para divulgar seus produtos e expandir os negócios. Os próprios alunos elaboraram toda a parte de direção e edição dos vídeos, recorte das falas e estratégias pra atrair clientes e interessados no trabalho das associadas.

“Fizemos o lançamento dos vídeos em sala de aula e entregamos para elas divulgarem em suas redes sociais. A ideia é que agora sejam divulgados institucionalmente e que a Prefeitura de Penedo também ajude, vamos solicitar esse apoio na divulgação”, disse Fabiana sobre o resultado do projeto.

Confira os vídeos aqui e aqui e ajude também a espalhar essa iniciativa, veja mais no @olharculturalsobrepenedo.