Ufal se destaca no vôlei em jogos universitários em Pernambuco

Campeonato reuniu diversas universidades do nordeste
Por Artur Henrique – estudante de Jornalismo
13/11/2023 14h08 - Atualizado em 13/11/2023 às 14h08

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participou, no início de novembro, dos Jogos das Universidades Federais (JUFs). As competições aconteceram na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) localizado na capital Pernambucana. Além da Ufal, outras seis universidades federais participaram do campeonato, foram elas: a equipe sede do campeonato, a UFRPE, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Juntando o naipe masculino e feminino, foram vinte e oito jogos em quatro dias de competição. O masculino foi organizado com duas chaves de quatro times, onde os dois primeiros de cada chave se classificaram para as semifinais. Já o feminino ficou com apenas uma chave e as duas melhores equipes se enfrentaram na final. A Ufal estava apenas com seu time masculino e conseguiu a classificação como segundo lugar no grupo, garantindo sua vaga nas fases finais.

Na fase final a Federal de Alagoas ganhou da UFS na semifinal pelo placar de 3x0. O placar se repetiu na outra semifinal disputada pelas equipes da UFPE e UFBA, ganhada pelo bom time de Pernambuco. A final entre as duas universidades foi bastante disputada, repetindo o ótimo confronto que já tinha acontecido na primeira fase. Porém, a equipe de Pernambuco junto com a força de sua torcida obteve um melhor desempenho e se consagrou campeã pelo placar de 3x0. No feminino a final foi disputada por UFPE e UFC, e novamente a universidade de Pernambuco atingiu o título, fechando o campeonato com uma bela dobradinha de suas equipes masculina e feminina.

Segundo o professor Higor Spineli, do Instituto de Educação Física e Esporte da Ufal, “essa competição foi muito gratificante, pois o time foi recentemente reformulado e nos destacamos como uma potente equipe do nordeste no voleibol”.

“Podemos abrir caminhos para que a Ufal possa crescer ainda mais no cenário esportivo como já vem fazendo, por exemplo, no futsal feminino. A necessidade de uma política esportiva dentro da Universidade é emergente. Precisamos lutar para que nossos alunos tenham o direito à prática esportiva e a representar a instituição em vários esportes, recebendo o devido apoio da universidade e alavancando cada vez mais Alagoas no cenário esportivo, não só a nível Nordeste, mas a nível nacional ou até mais”, destaca.

Outro grande feito do campeonato foi o excelente resultado da Ufal no JUB’s Atlética. “Digamos que foi um fim de semana memorável para o esporte Ufalniano”, disse entre risos. O time da Ufal conta com alunos de diversos cursos de graduação e de diversos campi, como o Ceca e o A.C. Simões. Alunos de Educação Física, Agronomia, Jornalismo, Engenharia Ambiental, dentre outros, e vem agregando grandes parceiros através do esporte.

O professor lembra ainda que esse foi apenas mais uma fase das muitos do JUF’s que já aconteceram em 2023. “Tivemos já o basquete, futsal, handebol e ainda acontecerá agora de 14 a 18 de novembro o JUF’s Xadrez, Tênis de mesa e futebol de campo, todos com participação massiva da Ufal nas competições”, afirma. Este também será sediado em Recife-PE.

Confira a classificação final das equipes:

No masculino – 1º lugar – UFPE

2º lugar – Ufal