Ufal abre inscrições para selecionar novos bolsistas para atuarem no Paespe

Estudantes do Campus A.C. Simões podem concorrer a uma das 20 vagas ofertadas
Por Deriky Pereira – jornalista
10/11/2023 16h17 - Atualizado em 10/11/2023 às 16h22

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas, até o dia 17 de novembro, as inscrições para que estudantes dos cursos de graduação, em modalidade presencial, sejam do bacharelado ou da licenciatura, do Campus A.C. Simões, em Maceió, concorram a uma das 20 vagas ofertadas para atuarem como bolsistas do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe). Cada aluno selecionado vai receber uma bolsa no valor de R$ 780,00 por mês.

Para participar, os interessados devem ter disponibilidade de atuação em Maceió para atender as atividades programadas e a carga horária exigida de 20 horas semanais (incluindo sábados letivos) nos turnos matutino e/ou vespertino e/ou noturno. O prazo de vigência da bolsa é de 12 meses, começando em 1º de janeiro e finalizando em 31 de dezembro de 2024, mas pode ser prorrogado em caso de disponibilidade orçamentária.

O edital destaca que é obrigatório aos interessados estarem abertos ao aprendizado e às orientações e demonstrar capacidade para lidar com diferentes públicos. Além disso, é desejável aos candidatos conhecimento em empreendedorismo social, redes sociais digitais e em informática (Pacote Office). Ao final do ciclo, os bolsistas selecionados receberão certificado com carga horária proporcional às atividades desenvolvidas.

Informações adicionais

Os selecionados vão desenvolver atividades das mais variadas, tais como: monitoria dos estudantes de ensino médio, extensionistas atendidos pelo Paespe; participar de reuniões internas e tutoriais, participar de treinamentos e capacitações com foco no empreendedorismo social, executar atividades inerentes a uma das seis diretorias do Programa (acadêmica, administrativa, captação de recursos, esporte e saúde, inclusão digital e marketing/comunicação) e produzir relatório semanal de atuação no Paespe.

Cabe reforçar que as inscrições serão feitas exclusivamente de modo presencial, onde os interessados deverão entregar a carta de intenção disposta no edital que pode ser visto ao final desta página na sala da coordenação do Paespe, situada no prédio do Centro de Tecnologia (Ctec), no Campus A.C. Simões, em Maceió. O resultado final deve ser divulgado em 6 de dezembro e as atividades se iniciam em 3 de janeiro. Outras informações podem ser esclarecidas pelo e-mail: geiza.gomes@ctec.ufal.br.