Palestra sobre pesquisa e iniciação científica é destaque no Caic

Atividade contou com a participação de Magna Suzana, da Propep, e Daniel Carvalho, da Fapeal
Por Deriky Pereira - jornalista e Vinícius Soares - estudante de Relações Públicas
29/11/2023 13h28 - Atualizado em 29/11/2023 às 13h42
Palestra de abertura abordou o tema da igualdade e equidade de gênero na gestão canadense

Com palestra sobre Pesquisa e Iniciação Científica, o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas deu início à sua programação durante o 33° Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (Caic) na tarde da última terça-feira (28). A atividade foi conduzida pela coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Magna Suzana, e pelo assessor científico de pesquisas e tecnologias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Daniel Carvalho, que representou o professor Fábio Guedes, diretor-presidente do órgão.

Na introdução da palestra, Magna Suzana trouxe um exemplo da gestão do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que tinha, durante seu governo em 2015, 50% de participação feminina em seu organograma. A professora destacou uma frase do gestor: "Todos nós temos a responsabilidade em promover o direito das mulheres" e, em seguida, contou que, apesar dos avanços, ainda estamos longe de um patamar de equidade, especialmente nas universidades.

“Quando olhamos para mulheres na ciência um importante parâmetro é o número de bolsistas de produtividade, que é um incentivo dado pelo governo federal para estudantes de Iniciação Científica, mestrado e doutorado, por exemplo. Dados do CNPq mostram que homens representam 78% de bolsas de produtividade contra 22% das mulheres. Esse dado não é só em Alagoas, mas a nível nacional. E, nós, infelizmente, não temos representatividade em cargos de poder de decisão”, lamentou, ao completar dizendo que isso parece ser apenas um detalhe, mas não é.

Não devemos normalizar o anormal”

Suzana também comentou sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que abordou o trabalho invisível que as mulheres têm. “Quando olhamos para as interseccionalidades, o problema fica ainda mais evidente, principalmente quando envolvem as mulheres mais pobres, negras e marginalizadas. Muitas mulheres ainda convivem e aceitam algumas opressões no cotidiano, inclusive, se submetem a posições degradantes. Por isso, não devemos normalizar o anormal”, salientou Magna.

Visando isso, a Ufal deu início à construção de uma política de equidade de gênero, mas esbarra em desafios para o avanço do documento elaborado pela equipe da Propep, especialmente no que se refere ao conhecimento dos membros da comunidade acadêmica e universitária sobre a existência da minuta.

“A Propep fez uma divulgação maciça para que os diretores levassem às suas unidades acadêmicas essa minuta. Queríamos um feedback de cada uma [unidade], mas a principal barreira para a implantação [da minuta] é a falta de apoio. O primeiro passo é cobrar das direções. Ainda está aberto para discussões. Mas várias unidades disseram que iam tratá-la no Consuni, mas lá é o local de aprovar”, explicou Magna Suzana, ao citar ações já implementadas pela instituição, como o 1° Prêmio Meninas e Mulheres na Ciência.

No entanto, depois de implantada a minuta, ela garante: “O Nordeste não possui nenhuma política de equidade até o momento, então, a Universidade Federal de Alagoas será a primeira da região a incluir essa política”, cravou a coordenadora de Pesquisa da Propep.

A professora Maria Aparecida Batista, que ministra aulas no curso de Relações Públicas, acompanhou a palestra e reforçou que a Universidade precisa avançar na política de equidade de gênero.

“A gente vê a violência perpetuada em todos os níveis, campos. Assédio moral que a gente precisa, dentro da Universidade, rever essa discussão, do etarismo... Então, a Ufal precisa mesmo ter uma política de equidade face à sociedade que a gente vivencia. A Universidade como produtora de conhecimento tem essa missão”, frisou.

Auxílio à pesquisa e investimentos nas humanidades

O assessor científico de pesquisas e tecnologias da Fapeal, Daniel Carvalho, apresentou um breve resumo dos investimentos feitos pela Fundação desde 2015 nas mais diversas áreas do conhecimento e traçou um paralelo sobre a relação entre as políticas públicas e a atuação dos gestores da Universidade frente aos investimentos para a comunidade científica.

“A gente dentro da Universidade fica mais na crítica e pensando no que deveria melhorar, mas pra mudar a política pública, a gente deve gostar da política pública... Devemos ter uma relação melhor com ela. E, desde quando entramos lá na Fapeal, desde 2015, de uma forma bem consciente, a gente começou a inserir os pesquisadores dentro dos projetos”, refletiu.

Ele destacou o contraste de investimentos entre as ciências humanas e as ciências exatas – que costumam receber mais investimentos de ordem financeira, mas isso não significa que as humanidades não sejam contempladas pelos recursos da Fapeal.

“A gente sabe que as ciências humanas são um pouco mais baratas para fazer, elaborar projetos, e eu, agora, na Fapeal vejo isso. Na Física, por exemplo, chegam casos de o professor precisar bastante de um equipamento que, sem ele, a pesquisa não andaria. Nas ciências humanas não é assim. Podem precisar de menos equipamentos, talvez até mais mão-de-obra de alguém para ser contratado para fazer algo da pesquisa X, o que faz com que a gente consiga uma boa redistribuição dos recursos", explicou.

Daniel declarou que, atualmente, o maior desafio da Fapeal é uma política de internacionalização. “Trazer editais, dosar publicações, divisão de bolsas não por área, mas por quantidade de bolsas disponíveis, tentar atender todos de maneira mais igualitária”, salientou o assessor.